+55 (11) 5183-5187  ou  5183-5096

contato@boog.com.br

Pesquisa de Clima Organizacional

A Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta de diagnóstico que mensura a percepção dos colaboradores sobre o relacionamento com a organização, apontando as satisfações e as insatisfações existentes.

Todos os dados apurados em uma Pesquisa de Clima Organizacional, uma vez organizados se transformam em preciosas informações que servem como base de diagnóstico para tomadas de decisões de gestão de pessoas.

 A Pesquisa de Clima Organizacional é muito utilizada pelas áreas de Gestão de Pessoas, ou de Recursos Humanos, em organizações públicas e privadas, sendo um poderoso instrumento para impulsionar o desenvolvimento organizacional.

A Pesquisa de Clima Organizacional gera informações precisas, com base na percepção do público interno, apontando o nível de satisfação dos colaboradores sobre diversos temas do dia-a-dia de trabalho.

 

A Pesquisa de Clima Organizacional pressupõe a observação de alguns princípios, para que atinja seu objetivo:

Princípios da Pesquisa de Clima Organizacional

Comprometimento: desde a alta administração, todas as áreas envolvidas devem estar alinhadas e engajadas para com a Pesquisa de Clima Organizacional e seus resultados.

 

• Segurança e Confidencialidade: a Pesquisa não identifica nenhum respondente. No caso de nossa consultoria, além de coletarmos dados em ambiente seguro (https), dispomos de outras metodologias para impedir qualquer potencial identificação.

 

• Participação Facultativa: ninguém deve ser obrigado a participar da Pesquisa de Clima Organizacional. É preferível ter uma amostragem menor mas que seja verdadeira em suas respostas, do que ter uma grande amostragem que não se sente à vontade para expressar suas reais opiniões. Procuraremos sempre ter a maior amostragem possível.

Transparência e Ética: todo o processo da realização da Pesquisa de Clima Organizacional deve ser absolutamente transparente. As regras de segurança e confidencialidade devem sempre ser claras e amplamente divulgadas.

 

Entre outros pontos, a Pesquisa de Clima Organizacional se propõe a responder algumas questões, como:

• Quais são os fatores de motivação e desmotivação nas pessoas?

• Qual o nível de lealdade/ fidelidade com a organização? Qual o tipo de vínculo formado?

• As pessoas estão satisfeitas com o ambiente de trabalho em que atuam?

• Qual a percepção dos colaboradores quanto às políticas de Gestão de Pessoas?

• Como os colaboradores percebem os gestores? Percebem que têm as competências necessárias?

• Como está a motivação, os relacionamentos e o espírito de equipe?

• Todos estão trabalhando em função de um objetivo comum?

• Como percebem, de fato, a satisfação salarial e benefícios que recebem?

• Como estão as comunicações na organização?

• A organização é um bom local para se trabalhar?

 

A Pesquisa de Clima Organizacional trás muita objetividade a temas subjetivos. Com base nos resultados da Pesquisa de Clima Organizacional, a organização tem condições de planejar e executar ações acertadas para o desenvolvimento organizacional, melhorando os relacionamentos entre as pessoas e a qualidade dos diversos ambientes de trabalho, tornando-se um lugar melhor para se trabalhar.

 

A Pesquisa de Clima Organizacional é um rico canal de informações da base ao topo da empresa!

 

A Boog Consultoria, com sua metodologia de trabalho, ajudará a sua organização em todas as etapas do processo, com grandes possibilidades de personalização, para que a Pesquisa de Clima de sua organização seja bem planejada e bem realizada, gerando informações relevantes e estratégicas para o desenvolvimento do seu negócio.

 

 

SOLICITE ATENDIMENTO


captcha