Pesquisa de Satisfação

Pesquisa de Satisfação

A Pesquisa de Satisfação, como o próprio nome sugere, mensura a Satisfação de um determinado público quanto a um (ou mais) assunto(s) específico(s). A Pesquisa de Satisfação é desenvolvida sob medida para cada cliente, em função do que se pretende pesquisar.

Temos trabalhado com a Pesquisa de Satisfação no Trabalho aplicando o formulário para os colaboradores sobre os serviços de uma determinada área da empresa.

Exemplos:

  • A área de TI de uma dada empresa deseja saber como os seus serviços são avaliados pelos seus clientes internos.
  • A área de Recursos Humanos gostaria de saber a opinião dos colaboradores sobre a troca do plano de saúde
  • A área de Manutenção quer ser avaliada pelos usuários internos

Em geral uma Pesquisa de Satisfação utiliza um breve formulário para a avaliação, que pode ser respondida com poucos cliques (ou poucos toques no celular), com possibilidade de inserção de perguntas abertas aprofundando o diagnóstico. As informações consolidadas geram um relatório objetivo, apontando áreas com maiores e menores satisfações.

Este é um rico material que permite feedback entre a área avaliada e as demais áreas da empresa.

Alguns princípios devem ser observados para o sucesso na aplicação da Pesquisa de Satisfação:

  • Segurança e Confidencialidade
  • Transparência e ética
  • Participação facultativa dos profissionais que conhecem ou interagem com a área
  • avaliada
  • Compromisso / abertura para mudanças

As etapas do processo são:

  • Alinhamento inicial
  • Planejamento da Pesquisa / Definição do Conteúdo
  • Sensibilização para áreas/ pessoas envolvidas
  • Setup / Cadastramento usuários
  • Coleta de dados (Distribuição das Chave de Acesso por email ou SMS / Papel)
  • Apresentação dos Resultados
  • Elaboração de Planos de Ação

A Pesquisa de Satisfação pode ser aprofundada com avaliações recíprocas entre áreas.

Para conhecer mais sobre esta metodologia clique aqui


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