
A Pesquisa de Satisfação, como o próprio nome sugere, mensura a Satisfação de um determinado público quanto a um (ou mais) assunto(s) específico(s). A Pesquisa de Satisfação é desenvolvida sob medida para cada cliente, em função do que se pretende pesquisar.
Temos trabalhado com a Pesquisa de Satisfação no Trabalho aplicando o formulário para os colaboradores sobre os serviços de uma determinada área da empresa.
Exemplos:
- A área de TI de uma dada empresa deseja saber como os seus serviços são avaliados pelos seus clientes internos.
- A área de Recursos Humanos gostaria de saber a opinião dos colaboradores sobre a troca do plano de saúde
- A área de Manutenção quer ser avaliada pelos usuários internos
Em geral uma Pesquisa de Satisfação utiliza um breve formulário para a avaliação, que pode ser respondida com poucos cliques (ou poucos toques no celular), com possibilidade de inserção de perguntas abertas aprofundando o diagnóstico. As informações consolidadas geram um relatório objetivo, apontando áreas com maiores e menores satisfações.
Este é um rico material que permite feedback entre a área avaliada e as demais áreas da empresa.
Alguns princípios devem ser observados para o sucesso na aplicação da Pesquisa de Satisfação:
- Segurança e Confidencialidade
- Transparência e ética
- Participação facultativa dos profissionais que conhecem ou interagem com a área
- avaliada
- Compromisso / abertura para mudanças
As etapas do processo são:
- Alinhamento inicial
- Planejamento da Pesquisa / Definição do Conteúdo
- Sensibilização para áreas/ pessoas envolvidas
- Setup / Cadastramento usuários
- Coleta de dados (Distribuição das Chave de Acesso por email ou SMS / Papel)
- Apresentação dos Resultados
- Elaboração de Planos de Ação
A Pesquisa de Satisfação pode ser aprofundada com avaliações recíprocas entre áreas.
Para conhecer mais sobre esta metodologia clique aqui

