
A Pesquisa de Engajamento é como uma Pesquisa de Clima Organizacional, porém com foco nos temas ligados à motivação e engajamento. É uma Pesquisa temática, com propósito definido: mapear e avaliar o engajamento dos colaboradores da organização.
O formulário da Pesquisa de Engajamento traz questões pontuais, como:
- Eu me sinto motivado, engajado e comprometido
- Eu gosto do trabalho que faço
- Tenho verdadeira vontade de contribuir para o sucesso desta organização
- Eu sinto que realmente faço parte desta organização
- Sinto-me aceito pelas pessoas da organização
- Sou reconhecido pelas minhas contribuições
- Pretendo permanecer trabalhando nesta organização por muito tempo
Na Pesquisa de Engajamento é comum propormos outros blocos com itens adicionais, para mensurar quanto e quais dos fatores de motivação listados contribuem para que o participante mantenha-se motivado no trabalho.
Outro bloco de itens proposto é para elencar, a partir de uma lista previamente definida (que pode ser ajustada sob medida para cada cliente), quais indicadores negativos que roubam o engajamento estão eventualmente presentes em seu ambiente de trabalho.
Com poucas perguntas, um terceiro bloco adicional pretende mensurar e tipificar o vínculo existente entre cada colaborador participante e a própria organização. Em função das respostas dadas por cada participante, o vínculo é tipificado. Este pode variar desde o “muito fraco”, quando o colaborador tem baixo engajamento/ baixo nível de comprometimento com a organização/ estando altamente propenso a deixar a organização por qualquer nova oportunidade, até um vínculo “muito forte”, quando o colaborador está altamente engajado / comprometido / vinculado com a organização, estando disposto até mesmo a algum sacrifício pessoal pela organização.
A Pesquisa de Engajamento conta ainda com perguntas abertas, para que os temas propostos possam ser aprofundados qualitativamente.
Em outras palavras, é como se a Pesquisa de Engajamento respondesse a uma questão central: “os colaboradores da minha organização vestem a nossa camisa”?
Muito importante este diagnóstico, pois mesmo que os colaboradores não tenham plena consciência sobre os temas tratados na Pesquisa de Engajamento, estes estão altamente correlacionados com o desempenho apresentado. A forma pela qual cada colaborador “percebe” seu engajamento com a organização é determinante para as suas entregas, seja em quantidade ou em qualidade. Colaboradores com baixo engajamento certamente entregarão menos do que aqueles fortemente engajados.
E na sua organização? Como está o nível de engajamento de seus colaboradores?