Pesquisa de Clima Organizacional: Relatório

Pesquisa de Clima Organizacional: Relatório

O relatório da Pesquisa de Clima Organizacional é como uma “fotografia” da organização em um dado momento. Com base neste relatório a organização terá a visão geral e detalhada de todos os assuntos pesquisados, em cada um dos segmentos estudados.

A tabulação estatística é apresentada com índices de satisfação e/ou índice de favorabilidade, incidência de respostas, média, desvio padrão, conceitos atribuídos. Opcionalmente, poderá ainda ser aprofundada com análise de Evolução Percebida, permitindo projetar tendência para cada item e fator.

Conteúdo do Relatório Geral Consolidado:

  • Introdução, objetivos e descrição da metodologia
  • Adesão, Caracterização da Amostra, margem de erro amostral
  • Tabelas de dados / por fatores e itens
  • Representação gráfica do resultado geral (fatores e itens)
  • Comparações com resultados passados (opcional /se disponíveis)
  • Destaques – pontos fortes e oportunidades de melhorias
  • Comparações dos resultados consolidados de cada fator com valores referenciais de mercado e melhores empresas (metodologia da Revista Exame) (opcional)
  • Análise de Correlação entre todos os itens e fatores pesquisados, procurando estabelecer relações Causa-Efeito (opcional)
  • Análise das Evoluções Percebidas (opcional)
  • Equilíbrio sistêmico entre o DAR e o RECEBER (opcional)
  • Fichas para cada item pesquisado (opcional)
  • Transcrição de comentários qualitativos e de perguntas abertas
  • Estatísticas nos resultados qualitativos (opcional)
  • Resultado das entrevistas qualitativas (opcional / se houver)
  • Síntese de recomendações – Gestão do Clima / Planos de Ação

Conteúdo dos Relatórios Segmentados:

(um relatório segmentado para cada segmento possível)

  • Gráficos e tabelas comparativos por fatores, entre os resultados do segmento e resultados gerais
  • Gráficos e tabelas comparativos por itens, entre os resultados do segmento e resultados gerais
  • Destaques: 10 maiores e menores Índices do segmento
  • Destaques: 10 maiores e menores diferenças para média geral consolidada
  • Demais opcionais contratados (análise do dar e receber, fidelidade, fatores de motivação, etc) em cada segmento

Mais do que tabelas e gráficos, queremos que as informações dos relatórios sejam de fácil visualização e de rápida interpretação. Destacamos a especial importância para a análise de correlações estatísticas, que apontam relações de causa e efeito. Se existe um item da pesquisa que representa um efeito desejável (como por exemplo um item que diz:”eu me sinto motivado com meu trabalho”), a análise das correlações apontará quais são os itens que são “causas”. Isso é útil para os planos de ação. uma vez que, se agir “na causa” teremos maior probabilidade otimizar o “efeito desejado”.


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