Pesquisa de Clima de Segurança do Trabalho

Pesquisa de Clima de Segurança do Trabalho

A Pesquisa de Clima de Segurança do Trabalho é uma ferramenta para coletar informações sobre a percepção dos colaboradores em relação aos diversos aspectos e fatores que afetam o estabelecimento de uma Cultura de Segurança do Trabalho.

Quanto maior for a Cultura de Segurança do Trabalho menor será a ocorrência de acidentes e incidentes.

Pesquisa de Clima de Segurança do Trabalho

Os níveis de Cultura de Segurança do Trabalho são:

I – Reativas

(baixa cultura de Segurança do Trabalho)

Colaboradores não assumem a responsabilidade. Acreditam que a segurança é mais uma questão de sorte do que de gestão, e que “acidentes acontecem”.

II – Dependentes

Colaboradores percebem o tema da segurança do trabalho como uma questão de seguir regras impostas pelos gestores. As taxas de acidentes podem diminuir se o líder supervisionar e cobrar que as pessoas sigam as regras e as normas.

III – Independentes

Colaboradores assumem a responsabilidade por si mesmos. As pessoas acreditam que a segurança é pessoal, e que eles podem fazer a diferença com suas próprias ações, impedindo que acidentes aconteçam.

IV – Interdependentes

(alta cultura de Segurança do Trabalho)

Colaboradores assumem a responsabilidade para si e para os outros. As pessoas não aceitam baixos padrões e tomada de riscos.

Com metodologia de aplicação semelhante à Pesquisa de Clima Organizacional, a participação dos colaboradores na Pesquisa de Clima de Segurança do Trabalho ajuda a tornar a organização em um lugar mais seguro para se trabalhar, pois identificam, pela percepção das pessoas na operação (principalmente nas áreas de maiores riscos) as condições e a cultura de Segurança. Assim, após a pesquisa, ações de desenvolvimento visando o aumento da segurança devem ser tomadas.

Os fatores de segurança são analisados pelas diversas atuações dentro da organização:

  • Atuação da própria pessoa (auto)
  • Atuação dos colegas de trabalho
  • Atuação do chefe imediato
  • Atuação da própria organização

Vivemos em uma sociedade onde somos diariamente cobrados por desempenho, por resultados e pelo aumento de produtividade, ao mesmo tempo em que existe constante pressão para diminuição de custos. Infelizmente neste cenário, a Segurança às vezes é deixada em segundo plano, e acidentes tendem a acontecer! Porém, a Segurança do Trabalho não deve ser deixada de lado nunca. A Gestão do Clima de Segurança do Trabalho deve contribuir fortemente para um bom ambiente interno, sem impactar negativamente ao desempenho.


Solicite um orçamento

Whatsapp Boog Whatsapp Boog