Mapeamento de Competências

Mapeamento de Competências

O Mapeamento de Competências é um poderoso instrumento de desenvolvimento profissional e pessoal. A Boog Consultoria utiliza o nome “Mapeamento de Competências” para o instrumento de investigação de quanto de cada uma das diversas competências comportamentais e gerenciais estão presentes em cada profissional mapeado.

Outros nomes comuns para este instrumento são Assessment/ Avaliação 360º / Feedback 360º. No mercado existe o uso do mesmo nome “Mapeamento de Competências” para definir as competências necessárias para cada cargo dentro da organização.

Nosso foco é a PESSOA e não o CARGO. Preferimos usar o termo “Mapeamento” do que “Avaliação”, pois o mapeamento apresenta um “mapa”, sem pretender “medir o valor”.

O Mapeamento de Competências gera um relatório detalhado sobre as competências de cada profissional mapeado, que o apoiará em seus processos de desenvolvimento. Como resultado do processo, são identificados eventuais GAP’s de competências a serem desenvolvidas

O foco é gerencial e comportamental. Mais do que mensurar DESEMPENHO, este instrumento é focado em mensurar o EMPENHO apresentado.

Com base nos relatórios individuais de cada profissional mapeado, é possível estabelecer as médias do grupo, permitindo verificar o que há de comum no grupo, tanto nos pontos fortes com naqueles a serem desenvolvidos. Isso possibilita tomar decisões para o grupo, como elaborar um treinamento para desenvolver determinada competência. Assim o Mapeamento de competências é feito com a aplicação de formulários, gerando relatórios individuais e consolidados, que serão as bases para os PDIs – Planos de Desenvolvimento Individuais e de ações de gestão da organização.

O processo de Mapeamento de Competências de um profissional é composto por diversas percepções, formando redes de relacionamentos. No modelo mais compacto, é feita pela percepção do superior imediato e da própria pessoa mapeada. Já no modelo mais completo, o Mapeamento 360º, é feita pela observação do líder imediato, de colegas de mesmo nível hierárquico e subordinados, além da autopercepção. Eventualmente podem ser inseridos cliente e fornecedor, além de um 2° chefe funcional, se houver.

Mapeamento de Competências

Após a aplicação do Mapeamento de Competências, é indicado que cada profissional mapeado receba da nossa Consultoria seus resultados em uma reunião devolutiva, opcional altamente indicado (presencial ou por vídeo conferência). Nesta devolutiva são apresentados os resultados individuais e orientações para a construção de um Plano de Desenvolvimento Individual - PDI.

As etapas do processo de Mapeamento de Competências são:

Mapeamento de Competências

O Mapeamento de Competências gera um Relatório Individual por participante mapeado, e um Relatório Geral com as médias de todos participantes do processo, indicando potenciais e carências do grupo. Com base no Relatório Geral, a empresa conhecerá de forma quantitativa o grau de desenvolvimento das competências dos profissionais mapeados.

É sabido que muitas vezes o colaborador se demite do seu chefe/ de seu líder, e não da organização...

Nos trabalhos de Mapeamento de Competências, é comum encontrarmos realidades como:

  • Chefes/ líderes muito operacionais, que não fazem gestão de pessoas. Ainda acreditam de Gestão de Pessoas é assunto para o RH
  • Chefes/ líderes que criticam a meritocracia e fazem favorecimento pessoal, privilegiando uns em sacrifício de outros
  • Chefes/ líderes que não dão feedbacks adequados para as pessoas
  • Chefes/ líderes que se impõe pelo poder

Estas realidades trazem grandes prejuízos no engajamento e no clima organizacional, e por consequência menores resultados.

E os profissionais de sua organização, em especial os principais gestores (diretores/ gerentes/ supervisores), dispõe das competências necessárias para gerenciar os seus liderados e suas equipes?

O Mapeamento de Competências é o caminho certo para despertar o potencial das lideranças


Solicite um orçamento

Whatsapp Boog Whatsapp Boog