VOCE PRECISA DE COMPETENCIA PARA VENCER!

Gostou? compartilhe!

Veja nossos artigos

VOCE PRECISA DE COMPETENCIA

PARA VENCER!

Competencia e um estado de espirito ! A competencia de uma empresa e de seus lideres e o conjunto de caracteristicas e habilidades desenvolvidas para oferecer continuamente produtos e servicos que encantem os clientes. E um estado a ser conquistado e desenvolvido, que exige atencao, acoes e investimentos e que nao ocorre por acaso. A competencia precisa existir continuadamente e seu indicador basico e o grau em que os clientes, externos ou internos, se encantam com os produtos e servicos que oferecemos.

A empresa competente tem sucesso equilibrado em tres dimensoes: resultados, pessoas e inovacao. Os resultados se expressam nos aspectos financeiros, mercadologicos e operacionais; pessoas engloba o clima interno, o ambiente de trabalho, os habitos, crencas e valores, e se manifesta na motivacao para o desempenho, no espirito de equipe, no comprometimento, nas boas comunicacoes e nos estilos de lideranca flexiveis; inovacao e o grau de abertura e empenho para promover mudancas e transformacoes, num ambiente de abertura e de alta flexibilidade. As tres dimensoes tem conflitos intrinsecos entre si, e devem ser gerenciadas buscando sempre um equilibrio dinamico. Nao basta ser bom em uma ou duas dessas dimensoes, e sim nas tres simultaneamente.

No caminho da competencia as organizacoes passam por fases bem caracterizadas : a pioneira, a diferenciacao e a integracao. Entre as fases ocorrem as crises de transicao, momentos potencialmente perigosos, mas que levam a patamares mais desenvolvidos de operacao. O processo de transformacao das organizacoes deve ser bem administrado, buscando-se sempre acoes equilibradas para transitar do onde estamos hoje para onde queremos chegar. Neste processo de atingir niveis cada vez mais elevados de competencia, os Gerentes tem um papel especialmente importante, na medida em que sao os responsaveis por atingir resultados com pessoas e com inovacao. Para esse papel, que tem pouco de tecnico, e necessario o desenvolvimento de habilidades de ser competente e estimular a competencia na equipe, como a lideranca, comunicacoes, reunioes eficazes, estimulo a mudancas, e energizacao e fortalecimento da empresa, das equipes e das pessoas.

O tradicional RH, que preferimos denominar Gestao de Pessoas, tem um papel renovado ao estimular e apoiar as mudancas em direcao a competencia. Descentralizacao de atividades, profissionais de RH competentes, alto grau de informatizacao, atuacao como consultoria interna e terceirizacao de projetos sao algumas das caracteristicas da competencia dessa area. A concretizacao da diretriz de que todo Gerente e tambem um Gerente de Pessoas e o grau de encantamento dos clientes internos sao indicadores do grau de competencia do RH.

A verdade por vezes esquecida e que a empresa competente e saudavel gera a competencia e a saude nas pessoas; e vice-versa. Isso significa que o resgate da dimensao humana e o novo e o grande desafio das empresas, ja um tanto esgotadas de intervencoes como a reengenharia, a reducao de niveis hierarquicos ou o , que trazem resultados fabulosos de imediato, mas corroem o capital humano, muitas vezes de forma irreversivel. Com esses novos paradigmas de gerenciamento competente, entra-se num saudavel ganha-ganha, onde a empresa utiliza-se dos potenciais antes adormecidos de seu pessoal, e as pessoas passam a encontrar novos significados e satisfacoes na relacao de trabalho.

O livro O Desafio da Competencia aborda esses temas; foi totalmente revisto e ampliado, e apresenta conceitos e metodos de como sobreviver num mercado cada vez mais competitivo e como preparar as empresas e seus lideres para o proximo milenio. O livro define e detalha os diversos aspectos da competencia e analisa as oticas da empresa, dos gerentes, das pessoas e de como vencer esses desafios, sugerindo praticos Guias de Competencia, que orientam o leitor em suas acoes.



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Boog Whatsapp Boog