VOCE ESTA PREPARADO PARA CRESCER? E PARA SOBREVIVER?

Gostou? compartilhe!

Veja nossos artigos

VOCE ESTA PREPARADO PARA CRESCER? E PARA SOBREVIVER?

Na Folha de Sao Paulo de 23/1 esta uma noticia que chamou muito minha atencao: Kodak anuncia a demissao de 15 mil: A Eastman Kodak, maior fabricante mundial de filmes e sinonimo internacional de fotografia, vai demitir 15.000 pessoas nos proximos tres anos. A empresa passa por um profundo processo de reestruturacao para se adaptar aos novos tempos e nao morrer, em meio a crescente utilizacao da tecnologia digital. () A companhia ja havia eliminado 22 mil empregos nos ultimos cinco anos, reduzindo sua forca de trabalho para cerca de 64 mil pessoas. Em 98, quando a tecnologia digital ainda engatinhava, a Kodak tinha 86 mil funcionarios. Em 1983, no pico do numero de pessoas empregadas, havia 136,5 mil pessoas trabalhando para a empresa no mundo.

Que aprendizado podemos extrair de uma noticia como esta, principalmente quando estao no ar tantas informacoes sobre as bases de um processo de crescimento no Brasil? A grande licao e que precisamos estar preparados para mudar, para mudar sempre, para crescermos e nos desenvolvermos. Se quisermos crescer (e sobreviver), temos que estar preparados. Caso contrario, seremos engolidos!

Sua empresa esta preparada para crescer? E para sobreviver? Voce, que lidera, esta preparado para isto?

As crises, quando ocorrem, sao geralmente dolorosas, mas sao tambem preciosos momentos de desenvolvimento. Referindo-se ao caso da Kodak, que ainda vende 120 milhoes de rolos de filme por ano, o que aconteceria se ela nao mudasse seus referenciais e paradigmas? Se investisse pesadamente em processos mais rapidos e eficientes de produzir e vender rolos fotograficos (coisa que, alias, aconteceu assemelhada com a industria relojoeira suica nos anos 70) ?. O sucesso da situacao atual de uma empresa, principalmente se for lider de mercado, pode causar miopia ou ate cegueira para mudancas que estao ocorrendo, no inicio de forma quase imperceptivel, mas que vem depois com furia destruidora de tudo que e velho.

Modelos gerenciais que funcionaram bem por muito tempo precisam ser revistos e transformados. Certos proverbios, muito reveladores dos paradigmas existentes, podem ser a indicacao de referencias obsoletos e ultrapassados: cada macaco em seu galho, para saber mandar precisa saber fazer, a empresa e uma maquina e as pessoas sao engrenagens, devagar se vai ao longe, a pressa e inimiga da perfeicao, etc.

Para uma organizacao crescer e preciso de tecnologia, processos, equipamentos, recursos financeiros. Mas e preciso tambem gente com as competencias muito bem desenvolvidas. Alguns itens que compoe o check list gerencial do crescimento sao:

1. A empresa tem uma visao do futuro definida, clara e conhecida? Qual e a percepcao do pessoal da empresa a este respeito? Esta visao e inspiradora? Ha convergencia e adesao?

2. Como esta o grau de conhecimento, habilidades e atitudes tecnicas do pessoal? As competencias ligadas ao conhecimento tecnico de produtos, servicos estao adequadamente disseminadas? Os clientes confirmam isto? Ha outras areas que precisam de investimentos, como informatica, idiomas, marketing, financas, etc.?

3. Como esta o grau de motivacao, empenho, dedicacao do pessoal? O desempenho esta adequado? Voce sente um brilho no olhar das pessoas ou estao apenas cumprindo um contrato de trabalho? Os clientes internos e externos estao encantados?

4. Como os lideres dos diversos niveis e areas conduzem suas equipes? Eles estao realmente preparados para seus papeis? Tem dominio das competencias de gestao? Como esta a inteligencia emocional deles? Os lideres tem uma verdadeira vocacao para lidar com pessoas ou foram promovidos em funcao de seu desempenho tecnico? Eles gostam de lidar com pessoas? Como eles lidam com feedback quando ha um baixo desempenho? Eles sabem delegar ou sao centralizadores?

5. Como estao os processos de aprendizagem na empresa? A empresa cria condicoes de aprendizagem para o seu pessoal? Qual a atitude reinante: ja sabemos ou vamos aprender? A velocidade de aprendizagem e compativel com as expectativas dos clientes?

6. Como estao as comunicacoes na empresa? Ha equilibrio entre o falar e o ouvir? As pessoas se sentem bem informadas? Existem sistemas adequados de comunicacao na empresa?

7. Como e o trabalho em equipe na empresa? Prevalece o individualismo ou as equipes? A lealdade e aos feudos ou a empresa? As acoes concretas sao convergentes ou divergentes?

8. Como sao as praticas e politicas de RH? A importancia da dimensao humana e para valer em sua empresa? todos os gestores sao tambem gestores de pessoas e equipes? a area de RH estimula ou resiste as mudancas? Como esta o processo de atracao de novos talentos? E o reconhecimento e recompensa? E o desenvolvimento dos potenciais? E as progressoes nas carreiras?

No ano passado um colega meu disse que estes fatores eram de empresas de outro planeta. Eu concordo com ele, pois as empresas que quiserem ingressar nesta nova era, neste novo planeta, tem nos itens acima o referencial de acoes. Este e o novo planeta e as novas empresas que queremos. Quem sair na frente se saira melhor!

(*) Gustavo G. Boog e Consultor e Terapeuta Organizacional, conduzindo projetos de elevacao da competencia pessoal, grupal e empresarial. Fone (11) 5183-5187 E-mail contato@boog.com.br Site .

Um informativo a servico dos clientes e amigos da Boog & Associados 02/02/2004 N. 110



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Boog Whatsapp Boog