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VOCE ENTENDEU?

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VOCE ENTENDEU?

A comunicacao entre pessoas nao funciona como gostariamos. Muitas vezes nao se tem certeza que o outro entendeu aquilo que transmitimos, e o recurso mais usado e terminar a frase como classico: voce entendeu??

A esperanca de quem pergunta isto e ouvir a resposta: entendi, sim senhor!. E ai, geralmente, comeca um verdadeiro drama, onde quem passa a mensagem fica com a ilusao de que o outro tenha entendido, e quem recebeu a mensagem fica tentando adivinhar o que foi transmitido.

Isso custa muito dinheiro para as empresas! Comunicacoes mal feitas, truncadas ou incompletas inevitavelmente irao representar tarefas feitas pela metade, fora dos padroes esperados, entregas equivocadas. Isto sem falar nos custos emocionais desta transacao.

Sempre que perguntamos voce entendeu?, teremos em 99,8% das vezes uma resposta automatica entendi, sim senhor!, mesmo que eu nao tenha entendido nada. Alem do mais, ninguem quer fazer papel de bobo, alegando que nao entendeu (e quantas vezes o transmissor e uma pessoa enrolada).

Como sair disto?

1 Prometa que nao usara o voce entendeu? (ou seus similares como claro? Tudo bem? OK?)

2 Procure assegurar-se que voce tenha sido claro em sua mensagem (e nao se o outro entendeu). Isto joga para voce a responsabilidade de comunicar bem.

3- Pedir diplomaticamente que a pessoa repita a informacao, ou assegurar-se quais serao os proximos passos, sao formas de garantir que a informacao chegou completa e correta.

Com isto investimos uns poucos minutos a mais na comunicacao, mas pouparemos muitas horas e muito dinheiro evitando retrabalhos, prejuizos e mal estar emocional.

Vale a pena tentar. Entendeu?

(*) Gustavo G. Boog e Consultor e Terapeuta Organizacional, conduzindo projetos de elevacao da competencia pessoal, grupal e empresarial. Fone (11) 5183-5187 E-mail Site



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