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VELEJAR E PRECISO, VIVER NAO E PRECISO

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VELEJAR E PRECISO, VIVER NAO E PRECISO

O Ecotraining e um inovador Workshop conduzido na Natureza e, objetiva ser uma grande metafora dos processos empresariais e das equipes, criando as condicoes ideais para um aprendizado rapido, eficaz e descontraido. Uma das opcoes no Ecotraining e o velejar, feito em Ilhabela, no Canal de Sao Sebastiao.

Adaptando a famosa frase de Fernando Pessoas, o navegar e preciso, dizemos que velejar e preciso, ou seja, tem precisao, e para isto requer planejamento, organizacao, trabalho em equipe, tomada de decisoes e controles.

Antes de iniciar uma velejada, deve haver diversos preparativos para assegurar que o navegar seja estimulante, prazeroso e seguro. E necessario verificar o mercado: clima, ventos, previsoes meteorologicas, chuvas, mares, correntezas, bem como todos os equipamentos: combustivel, cabos, velas, agua potavel, alimentos, colete salva-vidas, bussola, instrumentos, mapas, etc.

Exceto quando esta inativo (ancorado), o veleiro, tal como a empresa, esta sempre em movimento, exigindo constante atencao da equipe, para nao entrar em aguas perigosas ou abalroar outra embarcacao. Os escoteiros, velejadores e lideres nas empresas devem estar sempre alerta.

Na largada de uma regata todas as embarcacoes se movem. Se voce tem uma boa velocidade inicial e uma posicao favoravel, tera uma vantagem competitiva sobre os demais.

Na regata, iniciamos o percurso contra o vento e contra a correnteza, e apos contornar a ultima boia, completamos o caminho a favor do vento e a favor da correnteza. Para vencer as forcas que vem contra, precisamos literalmente fazer um zigue-zague. Assim como na vida, ir contra e muito mais complicado do que ir a favor. Exige muito mais concentracao, qualquer pequeno erro pode desviar muito o seu caminho.

Quantas vezes as empresas nao precisam fazem um zigue-zague para atingir um determinado resultado, desviando e vencendo uma serie de obstaculos em seu caminho? O equilibrio de forcas fisicas faz com que um barco ande para frente. E para se vencer uma regata, ou para estar na frente dos concorrentes, a conducao do barco deve ser executada com excelencia, com um trabalho em equipe coordenado, com foco no resultado, com garra e motivacao.

O combustivel que move o veleiro e o vento. O combustivel que move as empresas e o cliente. Vento e cliente tem natureza mutavel e instavel, com humores variados. Uma mudanca de direcao do vento ou uma rajada subita podem fazer com que voce se adiante ou se atrase em relacao aos concorrentes. Se eu estiver atento aos indicadores do ambiente e do mercado terei uma melhor probabilidade de me sair melhor. Por exemplo, estando atento percebo uma rajada que se aproxima e coloco meu veleiro numa posicao mais favoravel. Apesar de nao parecer assim, o mar nao e igual para todos. Os desejos dos clientes sao como o vento: mudam de uma hora para a outra.

Se estou atento as acoes da concorrencia, posso aprender com o erro deles. Perceber que determinada regiao tem mais correntezas adversas que em outras pode levar o nosso barco a ganhar uma regata.

Minha embarcacao pode estar em vantagem em relacao as outras, mas a velejada ensina a nao sermos arrogantes e cantarmos vantagens antes da hora. Esta vantagem pode ser perdida com enorme facilidade: os concorrentes podem imitar a tua estrategia ou uma rajada inesperada te tira da rota. Nao devemos subestimar o adversario.

Muitas vezes a combinacao de fatores faz com que a equipe faca uma enorme forca e os resultados, o progresso e muito pouco, pois os fatores sao desfavoraveis. Uma velejada curta, prevista para 15 min pode levar duas horas.

Velejar, assim como dirigir um departamento ou empresa, parece facil, mas na realidade exige tomada de decisoes, assumir riscos e um perfeito e sincronizado trabalho em equipe. Para isto deve haver um sistema de comunicacao que assegure as informacoes necessarias ao exercicio dos diversos papeis. Deve haver um tempo de treinamento e familiarizacao de todos, para que estejam aptos a exercerem seus papeis.

Os outros veleiros sao competidores, mas nao sao inimigos. A navegacao leal e uma das bases eticas que faz deste esporte uma atividade nobre. Acoes consideradas sujas, ilegais ou imorais sao severamente punidas, principalmente pelo repudio que os velejadores tem para atitudes desleais ou de querer tirar vantagem em tudo.

Para finalizar, quando podemos finalmente ir a favor do vento e da correnteza, ou quando estamos alinhados com o nosso objetivo e com os nossos clientes, todos no mesmo sentido, podemos desfrutar os frutos de uma colheita farta.

Como veleja bem? Voce lidera bem?

De uma nota de zero (pessimo) a dez (excelente) para cada um dos fatores que caracterizam uma boa velejada:

Fator de avaliacao

Minha pratica?

  1. Meus preparativos (check list)
  1. Estar sempre alerta
  1. Atencao aos indicadores do mercado
  1. Velocidade de partida em relacao a concorrencia?
  1. Atencao as acoes da concorrencia
  1. Nao subestimar os adversarios
  1. Trabalho em equipe
  1. Comunicacao
  1. Treinamento da equipe
  1. Navegacao leal

TOTAL

Notas proximas de 100 significam excelencia. O que deve ser feito para manter esta boa posicao? Notas baixas ou proximas de zero significam uma situacao ruim. O que deve ser feito para mudar esta situacao?

(*) Marcelo Boog e Consultor e Diretor da Saguaro Import. Gustavo Boog e Consultor e Diretor da Boog & Associados. Atuam no Ecotraining e em Workshops Gerenciais.



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