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SO VOU INVESTIR NAQUILO DIRETAMENTE LIGADO A PRODUCAO

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So vou investir naquilo diretamente ligado a Producao

Existe uma falsa nocao de que investir em gente nao e prioridade numa empresa. Na realidade, o discurso sempre e bonito, destacando a importancia do elemento humano na organizacao. Mas na hora de colocar a mao no bolso, na hora de designar uma verba para a gestao de pessoas e equipes, para o treinamento dos profissionais, para rever processos de avaliacao de desempenho ou melhorar a atuacao dos gestores, a conversa e outra. O discurso fica vazio e os recursos para tanto sao adiaveis ou nao prioritarios.

A frasee verdadeira e foi-me dita a poucos dias atras por uma profissional de lideranca de RH, visivelmente chateada com a pouca prioridade que os dirigentes de sua empresa estavam dando aos investimentos de gestao de pessoas. Esta frase me deixou preocupado, pois e exatamente nestes momentos de crise que estes investimentos sao mais necessarios. A frase revela uma enorme miopia, ou seja, a capacidade de enxergar longe.

A miopia vem principalmente dos niveis de decisao de algumas empresas, que nao reconhecem as enormes e lucrativas contribuicoes que os investimentos em pessoas trazem as empresas. So para citar uma das fontes, os resultados das pesquisas nas melhores empresas para se trabalhar ha uma associacao direta entre um bom ambiente de trabalho (fruto de investimentos na boa gestao e no desenvolvimento de pessoas) e a lucratividade destas organizacoes. E boa sabedoria empresarial investir em gente, pois isto representa altas taxas de retorno. As melhores ganham muito mais dinheiro! Ha estudos internacionais, principalmente da Universidade de Chicago, focada no conceito de capital humano, mostrando este retorno. Em nossa consultoria, temos uma inovadora metodologia de Pesquisa de Clima Organizacional, que mostra correlacoes maiores que 70-80%, entre a motivacao e o desempenho (os efeitos esperados pelos gestores) e as boas praticas de gestao de pessoas e equipes.

Se por um lado ha a miopia dos niveis de decisao, ha tambem a responsabilidade dos alguns profissionais de RH, que podem realizar investimentos nao focados (que geram desembolsos sem retorno) e tambem pouco se preocupam em mostrar resultados visiveis de seus programas. Quando ha um foco concreto e os resultados sao visiveis, o reconhecimento acontece e a miopia se vai, num saudavel ganha-ganha.

Pensei porque as mulheres vao toda semana fazer o cabelo e as unhas? Querem ficar bonitas, e ficam, num resultado visivel, e com isto conquistam os coracoes masculinos. Ha um resultado visivel e imediato (ficar bonita) e um resultado mais adiante (que e ficar mais linda que as concorrentes e conquistar os homens). O mesmo vale para a vaidade masculina, ao comprar roupas de marca, cuidar da hidratacao da pele, ou ficar com uma bela barriga tanquinho como resultado da academia.

Se os profissionais de RH mostrarem com mais enfase os resultados imediatos de seus programas, fica muito mais facil comprovar o atingimento dos resultados finais esperados: pessoal motivado, clientes e acionistas encantados, faturamento e lucratividade em alta, meio ambiente preservado. Portanto, se sua opcao einvista em gente, que esta e



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