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SEM GESTORES NAO HA CRESCIMENTO QUE SE SUSTENTE!

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SEM GESTORES NAO HA

CRESCIMENTO QUE SE SUSTENTE.

As noticias enfatizam o crescimento economico de nosso pais: a industria cresce, o setor sucroalcooleiro tem perspectivas nunca vistas, mineracao e siderurgia tornam-se altamente lucrativas, o agribusiness tem grandes incrementos. E assim vemos nosso pais crescer, talvez nao na intensidade desejada ou necessarias, mas sem duvida crescendo. Mas, e a sustentabilidade deste crescimento?

Para crescer e preciso investir. E nao e so em maquinas, filiais, equipamentos, terras e tecnologia, pois tudo isto nao tera resultados se nao tivermos um corpo de gestores, de verdadeiros lideres que fazem o meio de campo entre as diretrizes emanadas do topo das organizacoes e os niveis de operacao. Sem processos, sem delegacao, sem treinamento, sem competencias de gestao, os planos nao se realizam, nao saem do nivel das intencoes.

Ainda hoje as organizacoes indicam e promovem pessoas a cargos de gestao baseados em seus conhecimentos tecnicos. Isto sem contar pessoas que sao indicadas por relacoes familiares, politicas ou de amizade. E isto vale tanto em empresas onde o genro ou o cunhado, sendo acionista, quer ocupar posicoes de gestao sem ter competencia para tanto; isto vale para multinacionais, onde as boas relacoes com os niveis corporativos pode levar a rapidos progressos de carreira; ou no governo, onde muitas indicacoes sao feitas mais por motivos politicos que por competencia.

Mas, afinal, o que significa ser um gestor competente?

E aquele que atinge resultados com pessoas e com inovacao.

Cabe destacar que estas tres dimensoes sao unidas pela palavra com, que da um sentido de integracao, de parceira, de complementacao. Compare como fica a frase quando usamos:

  • E aquele que atingeatraves das
  • E aquele que atingeas custas das

Atingir resultados significa ter o senso de finalizacao, de assegurar o atingimento de metas, de nao deixar a peteca cair, de nao ficar se desculpando por fatores que sairam do controle.

Alguns indicadores de resultados:

  • % de atingimento das metas
  • retorno do investimento
  • crescimento das vendas
  • qualidade dos produtos e servicos
  • orientacao ao cliente
  • acervo de equipamentos e instalacoes
  • eficiencia dos processos e dos produtos
  • imagem da organizacao frente aos clientes

Estes indicadores precisam ser ajustados as peculiaridades de cada organizacao (por exemplo crescimento de vendas num servico publico de saude deve ser entendido como crescimento do numero de doentes atendidos ou melhoras no nivel de saude da populacao).

Alguns indicadores de pessoas, que representam a dimensao humana no trabalho:

  • competencia e atualizacao das pessoas
  • clima de motivacao, garra e entusiasmo
  • estilos de lideranca abertos e participativos
  • politicas e procedimentos de Gestao de Pessoas (RH)
  • fluxo de comunicacoes
  • espirito de equipe
  • cooperacao entre areas e pessoas (inexistencia defeudos)
  • fixacao e estabilidade do pessoal (baixo turn-over)
  • relacoes com sindicatos
  • relacoes com comunidade / meio ambiente

Estes indicadores sao universais, e a pratica tem mostrado que o foco e atencao as necessidades das pessoas eleva a dimensao resultados. A Pesquisa de Clima Organizacional e um excelente meio de mensuracao destes indicadores, e temos constatado estatisticamente que ha uma forte correlacao entre a atuacao dos gestores e o clima da organizacao.

Alguns indicadores de inovacao, que representam a dimensao humana no trabalho:

  • atualizacao tecnologica dos produtos, processos e equipamentos
  • novos produtos e servicos oferecidos
  • inovacao nas formas de gerenciamento
  • agilidade de resposta: ser proativa ao inves de reativa
  • investimentos em pesquisa e desenvolvimento
  • flexibilidade e abertura a ideias novas
  • transformacao de ideias novas em realidades

Estes indicadores tambem sao universais e precisam ser ajustados as caracteristicas de cada organizacao.

A dimensao resultados e a mais visivel, e a ponta do iceberg. As dimensoes pessoas e inovacao sao menos visiveis, mas nem por isto menos importantes. Pelo contrario, sao as bases sobre as quais os resultados se assentam.

Cada dimensao esta associada a um objetivo organizacional. Assim:

  • Resultados se associa a sobrevivencia
  • Pessoas se associa a saude
  • Inovacao se associa a longevidade

Para sair da visao estreita de promover pessoas a posicoes de gestao sem que tenham as competencias necessarias, e fundamental investir em processos de desenvolvimento gerencial, que sejam estruturados para a realidade especifica de cada organizacao, que tenham continuidade, que tenham atividades e projetos a serem realizados no local de trabalho, que sejam acompanhadospelos niveis mais altos da estrutura e que levem a recompensas aqueles que se ajustam mais rapidamente ao perfil desejado.

So assim teremos crescimento com sustentabilidade.



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