QUERO RESULTADOS JA, CUSTE O QUE CUSTAR!

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QUERO RESULTADOS JA, CUSTE O QUE CUSTAR!

Com certeza todos nos ja fomos ou somos cobrados pelas nossas chefias com esta frase. Se temos cargos de gestao, e tambem provavel que alguma (ou muitas vezes) vez ja a utilizamos, A maioria das organizacoes tem missao, visao e valores estabelecidos, em geral em frases com um sentido nobre, mas a pratica do dia-a-dia as vezes e diferente. Se o comportamento dos gestores nao se alinha com o direcionamento desejado, se falta coerencia entre o falar e o fazer, todos veem que o discurso e lindo, a pratica nem tanto

Toda organizacao, em qualquer tipo de atividade, precisa de resultados para sobreviver e se desenvolver. Isto nao esta em discussao. A missao, visao e valores dao o sentido e direcao, e os resultados sao a sua realizacao concreta. Resultados muitas vezes se confundem com resultados financeiros, com lucratividade. Sem resultados tangiveis a existencia da organizacao nao se justifica: se ela nao gera resultados, ou morre ou alguem tem que pagar esta conta.

Os problemas comecam quando os resultados se tornam a unica dimensao de avaliacao. Isto gera inumeros problemas. Nestes ultimos tempos em algumas revistas semanais e de negocio surgiram reportagens denunciando grandes empresas de tratamentos abusivos e praticas desleais de negocios. Estas manifestacoes corroem e desgastam a imagem e os proprios resultados das empresas. Nos relacionamentos que as pessoas tem com seus amigos, familia e parentes forma-se a imagem de que aquele nao e um bom lugar para se trabalhar. E isto vai se ampliando: comunidades rejeitam a entrada de redes de supermercados que acabam com os empregos locais, excesso de horas extras sem remuneracao, nenhuma atencao para a qualidade de vida do pessoal, praticas de imposicao de precos que exterminam fornecedores (que sao logo trocados por outros), posturas arrogantes do tipo eu mando, eu posso tudo, treinamentos de equipes de venda em que os concorrentes (inimigos) sao exterminados com baionetas, humilhacoes e assedio moral com vendedores que ficam abaixo de suas metas, etc.

Se em ultima instancia os acionistas querem bons dividendos a cada tres meses, se a Diretoria quer que os numeros sejam alcancados custe o que custar, a mensagem enviada as pessoas e: este e o numero que voce precisa alcancar, te vira. As pessoas fazem exatamente o que as chefias pedem, perdendo totalmente o senso de como isto e alcancado. E ai entra o vale tudo. Na raiz deste comportamento estao:

  • Foco exclusivo em resultados
  • Foco exclusivo no curto prazo

Os gestores devem buscar desempenho e resultados de suas equipes, mas devem igualmente construir um ambiente de desenvolvimento das pessoas, motivacao, participacao e inovacao. As organizacoes estao descobrindo a estrategica e vital importancia da dimensao humana no trabalho, na atuacao de liderancas com comportamento sustentavel, na atencao as relacoes com a comunidade e com o meio ambiente, no impacto amanha das decisoes de hoje. E descobrem que estes elementos, ao inves de diminuirem os resultados, geram aumentos que se sustentam no curto, medio e longo prazo. QUERO RESULTADOS JA, CUSTE O QUE CUSTAR! e uma postura que acaba custando caro demais para as organizacoes, para a comunidade e para as pessoas.

(*) Gustavo G. Boog e Consultor e Terapeuta Organizacional, conduz projetos de elevacao da competencia pessoal, grupal e empresarial. Fone (11) 5183-5187 E-mail contato@boog.com.br Site www.boog.com.br.



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