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PARA CRESCER E PRECISO SE CONHECER

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PARA CRESCER E PRECISO SE CONHECER

Todo processo de crescimento, seja pessoal ou profissional,seja individual ou em grupo, e no fundo um processo de mudanca, de amadurecimento ou de transformacao. Crescemos quando vamos do antigo para o novo, das solucoes que antes funcionavam, para uma nova solucao que funciona melhor. Crescemos quando tomamos consciencia de nossas limitacoes, de nossas dificuldades e em funcao disso agimos de forma construtiva para superar estas barreiras.

Para se transformar e para crescer, e portanto importante se conhecer.

Nas organizacoes isso funciona da mesma maneira, porem de uma forma coletiva. Conhecer a empresa se torna um pouco mais complicado, pois existem inumeras opinioes sobre o mesmo assunto, distintos pontos de vista, etc. Muitos concordam e muitos discordam sobre cada uma das infinitas caracteristicas da empresa.

APesquisa de Clima e Cultura Organizacionale a ferramenta ideal para se mensurar estas opinioes e desta forma ter a base do conhecer a empresa. A Pesquisa identifica os pontos fortes e os pontos a melhorar da empresa. Com esta realizada, a empresa dispoe de dados concretos sobre como anda a motivacao de seu pessoal; o nivel de identidade e compromisso de seus colaboradores para com as metas e objetivos da empresa e dos clientes; o nivel de satisfacao com as politicas e praticas da empresa; como andam as atuacoes das liderancas; como realmente esta o trabalho em equipe e o relacionamento interpessoal; como vao as comunicacoes; alem de temas ligados a qualidade de vida.

A Pesquisa de Clima e Cultura Organizacional apos registrar um dado momento da empresa, aponta quais caminhos trilhar no sentido do crescimento, do amadurecimento e da transformacao, atraves de um plano de acao.

AsPesquisas de Opiniao nas Organizacoestambem ajudam o processo de crescimento. Pesquisas de Opiniao geralmente sao utilizadas para avaliacao de servicos (p. ex. o servico de atendimento ao cliente; servicos terceirizados; servicos para clientes internos, entre areas e departamentos) e para avaliacao geral de qualquer assunto que se pretende pesquisar.

Outra ferramenta que vem sendo muito utilizada pelas Organizacoes e oMapeamento 360, que se propoe a estudar a presenca das competencias essenciais para a organizacao, nas pessoas que ali trabalham. O Mapeamento gera um relatorio geral, com as medias de todas as pessoas participantes do Mapeamento, alem de um relatorio individual, por participante mapeado. Usualmente o Mapeamento 360coleta as percepcoes dos colegas de trabalho (mesmo nivel), do chefe e dos subordinados da pessoa mapeada, alem de um auto mapeamento.

O Mapeamento tem em comum com a pesquisa o fato de ser aplicado nas organizacoes, com objetivo de crescimento; e difere da pesquisa por ser mais especifico e focado, apontando areas de desenvolvimento individuais.

As tres ferramentas sao indicadas para apoiar os processos de crescimento organizacional. De forma precisa, temas muitas vezes abstratos e genericos se tornam claros e mensuraveis, convertendo-se em informacoes vitais para um bom plano de acao.



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