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OS DESAFIOS DAS EQUIPES VIRTUAIS

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Os desafios das equipes virtuais

O bom trabalho em equipe e essencial ao sucesso de todas as organizacoes. Os clientes, internos e externos, percebem instantaneamente as pessoas que estao sintonizadas com o espirito de equipe, se querem fazer a diferenca. Atitudes comoouindicam lideres e liderados sem alinhamento. Gente que faz a diferenca, que age de forma assertiva para evitar problemas ou para corrigi-los rapidamente se surgirem, ou ainda realizar as devidas reparacoes devido a falhas, mostram um bom trabalho em equipe.

Com o crescimento e expansao geografica de muitas organizacoes, a visao tradicional de um lider e sua equipe, todos juntos no mesmo espaco, vai dando lugar a equipes virtuais, com pessoas espalhadas geograficamente: o tamanho das salas de um departamento da lugar ao tamanho do Planeta Terra. A Tecnologia da Informacao possibilita acesso imediato a qualquer pessoa em qualquer lugar. A dificuldade nao e a tecnologia, mas sim a dimensao humana. Pessoas em diferentes locais, culturas, linguas e fusos horarios constituem-se num novo e grande desafio ao atingimento de bons resultados em equipe.

Uma equipe constitui-se num grupo reduzido de pessoas interdependentes, coletivamente comprometidas com o atingimento de objetivos. O trabalho em equipe sera tanto melhor quanto mais estas pessoas tiverem a consciencia de que tem estilos e competencias que se complementam para os bons resultados de seu trabalho conjunto.

EquipeCaracteristicas
Tradicionais(p. ex. um Departamento ou Unidade de Trabalho)
  • Contato face-a-face diario
  • Relacoes de muita proximidade as pessoas se conhecem profissional e pessoalmente
  • Comunicacoes em reunioes presenciais frequentes, por e-mail e telefone
  • E uma equipe estavel que trabalha junto por muito tempo
  • As divergencias sao resolvidas de imediato e facil detectar insatisfacoes e dar feedback
Distantes(p. ex. pessoal de vendas em diversas Filiais)
  • Contato face-a-face esporadico
  • Relacoes de media proximidade as pessoas se conhecem mais profissionalmente
  • Comunicacoes em reunioes presenciais (p. ex. trimestrais ou semestrais), por e-mail, telefone, celular e conference call
  • E uma equipe estavel que trabalha junto por muito tempo
  • As divergencias sao resolvidas de tempos em tempos certa dificuldade em detectar insatisfacoes e dar feedback
Virtuais(p. ex. pessoal preparando um projeto inovador)
  • Contato face-a-face inexistente
  • Relacoes sem proximidade as pessoas se conhecem pouco
  • Reunioes presenciais inexistentes (ou raras)
  • Comunicacoes por conference call e e-mail. Raro uso de telefone ou celular
  • E uma equipe temporaria que trabalha junto pelo periodo do projeto
  • As divergencias sao resolvidas ja num nivel critico mais dificil para detectar insatisfacoes e dar feedback

A construcao de lacos de proximidade e de confianca entre os membros da equipe mostra-se muito importante em todos os casos, mas e critica nas equipes virtuais, onde a interacao fisica inexiste. Os principios sistemicos das Constelacoes Organizacionais sao um recurso para estimular esta proximidade e confianca, ou seja:

  • Ordem nas equipes existe hierarquia e importancia relativa das areas
  • Equilibrio no dar e receber para evitar sentimentos de injustica e de aproveitadores
  • Inclusao para que todos se sintam parte integrante da equipe

Diferencas de cultura, habitos e crencas, que existem nas diversas regioes de nosso pais e nos paises, devem ser cuidadosamente cuidadas pelos membros das equipes: um habito, por exemplo, de ser direto e franco no feedback pode ser simbolo de competencia num lugar e sinal de grosseria em outro.

Os lideres em todos os tipos de equipe devem atentar para um conjunto de indicadores, que, sendo corretamente aplicados, resultarao na excelencia da equipe. Sao eles:

1 Visao e valores comuns: devem ser claros e construidos de forma comprometida

2 Decisao por consenso: preferivel a imposicoes

3 Alto comprometimento: resultado da participacao dos envolvidos nos processos decisorios

4 Interdependencia: reconhecimento de que um depende e precisa do outro

5 Resolucao de conflitos: facilitada quando sao pequenos e incipientes

6 Ouvir ativamente: grande caracteristica das equipes vencedoras, o saber ouvir a todos

7 Cooperacao e confianca: elo de uniao na equipe

8 Comunicacao: clara e eficaz

9 Bom humor, leveza e descontracao: indicador da saude de uma equipe

10 Reverencia pela diversidade: reconhecimento de que o diferente e so diferente, e nao errado

11 Responsabilidades compartilhadas, definidas e flexibilizadas: reforca o compromisso coletivo

12 Coerencia entre falar e fazer: assegura motivacao de todos, e especialmente importante para a Geracao Y

Com lideres preparados para estes desafios, o trabalho em equipe sera exercido com excelencia.



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