O TAXI, O HOTEL E OS ESTILOS DE LIDERANCA

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O TAXI, O HOTEL E OS ESTILOS DE
LIDERANCA

Gustavo G. Boog

Cada vez mais me convenco que sabedoria e algo inerente ao ser humano e independe de estudo, classe social ou regiao geografica. Estive recentemente em Belem do Para, e tive uma ilustrativa conversa com o Sr. Jose (nome ficticio), motorista de taxi, que me levou de madrugada ao aeroporto (os horarios de voo sao horriveis).

Eu comentava com ele o pessimo atendimento que havia recebido no hotel. E disse o Sr. Jose:

- Pois e, o dono deste Hotel se preocupa mais com o predio que com as pessoas!

Lembrei-me de duas frases:Onde esta o teu coracao ai estara o teu tesouroeVoce colhe aquilo que planta.

Eram 2h30 da manha, eu estava meio sonolento e o Sr. Jose nao parava de falar. Disse que tinha trabalhado por 30 anos numa empresa madereira, onde se aposentou, e falou da enorme admiracao que tinha e que tem do dono da empresa:

- Ele pede as coisas e nao manda! Se for preciso um trabalho extra em um final de semana, ele pergunta as pessoas se elas tem possibilidade de atender, ao inves de ordenar que venham trabalhar no domingo. Com seu jeito persuasivo, ele consegue que as pessoas realizem as tarefas necessarias de forma positiva, num saudavel ganha-ganha. Alem do mais, o dono nao tem ostentacao, parece um de nos. E tem mais, ele paga um bom salario, paga horas extras, oferece boas refeicoes e um plano de saude. Sendo tratado de forma humana, com salario e saude, todos trabalham com dedicacao e alegria!

E ai eu contrastei com o que havia acabado de ocorrer no hotel. Eu tinha chegado na madrugada anterior as 02:00 horas da manha, com reservas confirmadas, e simplesmente o hotel havia aceitado um novo grupo de hospedes e comecou a remanejar as pessoas para outros hoteis, num evidente desrespeito a reservas ja confirmadas. Os remanejados tiveram que quase brigar para que o deslocamento de taxi fosse pago por quem gerou esta confusao.

Como observou o motorista, no hotel as instalacoes sao luxuosas, com granitos e marmores, mas o servico na recepcao, na hora de fechar a conta, e um caos coordenado por gente mal humorada; os garcons tem que ser cacados para buscar teu pedido; quando pedi uma sobremesa de fruta (abacaxi), o garcom disse que iria tentar me atender ( quebrar meu galho?), pois o abacaxi esta reservado para o cafe da manha. O dono deste Hotel nao da a menor autonomia para o seu gerente, nao paga bem, trata as pessoas como pecas de uma maquina, nao paga horas extras.

Os dois modelos estao ai, contrastando.

Como e na sua empresa? onde voce coloca a sua atencao? qual e o seu foco?



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