O QUE EU DOU E O QUE EU RECEBO

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O QUE EU DOU E O QUE EU RECEBO

Marcelo Boog

Nao existe relacao profissional que se sustente por muito tempo se a relacao entre o DAR e o RECEBER nao for justa e equilibrada. Isto e verdade entre cliente/ fornecedor; empresa/colaborador; chefe/subordinado. Mas vale tambem para relacionamentos pessoais entre amigos; marido/ mulher; pai/ filho, etc.

Em qualquer relacao existe uma troca, seja ela explicita ou nao. Damos e recebemos o tempo todo. E assim que nos entendemos e convivemos em sociedade.

Clientes trocam com os fornecedores suas mercadorias e servicos por dinheiro. Cidadaos pagam seus impostos em troca de receber do estado servicos como educacao, seguranca, saude e previdencia. Sem demerito da importancia do equilibrio entre o DAR e o RECEBER das relacoes pessoais, quero aprofundar um pouco na troca existente entre as organizacoes e seus colaboradores.

As pessoas trabalham nas organizacoes publicas ou privadas, oferecendo sua colaboracao, suas experiencias, suas competencias, seus servicos, seus tempos, seus esforcos, motivacao, empenho, engajamento, etc. Em troca, recebem de um pacote de recompensas, salario, beneficios, bonus, participacoes, prestigio, reconhecimento, promocoes, carreira, status, oportunidades, desafios, etc.

Assim existe esta troca entre o que as pessoas dao (o que eu dou) e o que recebem (o que eu recebo).

Mas como saber se esta troca esta equilibrada? Esta e uma das vertentes que estudamos em nossos trabalhos de Pesquisa de Clima Organizacional. Atraves de diversos indicadores, buscamos quantificar esta troca.

As percepcoes e os sentimentos dos colaboradores quanto a este tema, podem ser esquematizados em quatro quadrantes:

Dou muito e Recebo pouco: INJUSTICADO e o sentimento dos colaboradores que percebem que sua grande colaboracao nao e devidamente recompensada. Usualmente as pessoas nesta situacao querem ser reconhecidas e querem receber maior recompensa pela sua colaboracao. Se a organizacao nao aumenta a recompensa, equilibrando a relacao, duas situacoes sao provaveis: 1) a pessoa pede demissao a organizacao perde um precioso talento; ou 2) se a pessoa permanece por longo tempo nesta situacao, certamente se sentira desmotivada e diminuira sua colaboracao, indo para o proximo quadrante.

Dou pouco e Recebo pouco: ACOMODADO e o sentimento dos colaboradores que sabem que tem baixa colaboracao, e recebem baixa recompensa. Neste quadrante pouco valor e agregado para a organizacao baixa produtividade, baixa iniciativa, etc.

Dou pouco e Recebo muito: APROVEITADOR pessoas que tem baixa colaboracao e recebem grande recompensa. Este talvez seja o sonho de consumo de todo trabalhador trabalhar pouco e receber muito. Mas este tipo de relacao nao se sustenta por muito tempo. Altas recompensas exigem alta colaboracao. Pessoas neste quadrante serao cobradas para aumentar sua colaboracao. Caso isto nao ocorra, e provavel que em pouco tempo esta pessoa seja desligada da organizacao.

Dou muito e Recebo muito: MOTIVADO e o sentimento das pessoas que colaboram muito e sao recompensadas a altura. Este e o quadrante onde ha efetivamente geracao de valor. E o quadrante ideal, onde ha efetivamente maior producao.

Olhando mais de perto, sob a otica unica e exclusiva do bolso dos colaboradores: o que estes querem? Querem estar no quadrante APROVEITADOR trabalhar pouco e receber muito.

Da mesma forma, olhando agora exclusivamente para sob a otica do caixa da organizacao: o que ele quer? O quadrante INJUSTICADO, onde tera maior retorno (pessoas dando muito) pela menor recompensa total (ex. menores salarios).

O que temos encontrado em nossas pesquisas de clima refletem bem este conflito de interesses. Como vimos acima, relacoes desequilibradas nao se sustentam. Vimos tambem que o quadrante ideal e que harmoniza todos os interesses, agregando valor para as pessoas e para a organizacao e o de grandes colaboracoes e grandes recompensas.

Ora, sendo assim tao simples, por que as organizacoes simplesmente nao aumentam a dose de recompensas, fazendo com que as pessoas recebam mais, como por exemplo maiores salarios, mais beneficios, mais bonus, etc.?

As pessoas devem primeiro DAR, para depois RECEBER.

Isto nao e feito por que custa muito caro. Isto elevaria o preco dos produtos, fazendo com que a organizacao perca competitividade no mercado. O que as empresas tem feito e insistir no quadrante 1, tendo pessoas se sentindo injusticadas (que e um dos problemas de clima). A empresa exige altas doses de colaboracao, porem oferece baixas recompensas. Isto justifica os elevadosturn-overse a dificuldade de reter talentos.

Em nossas pesquisas, costumamos encontramos a maior parte das pessoas no primeiro quadrante. Propomos sempre como solucao que a organizacao possa estar no quadrante da MOTIVACAO, apesar das constantes restricoes orcamentarias. Deve-se, portanto, mexer em outras variaveis: as recompensas nao monetarias. E isso tem outro nome: clima organizacional.

Termino convidando a sua reflexao: como anda a relacao do DAR e RECEBER em sua organizacao?



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