O ICEBERG ORGANIZACIONAL: TORNANDO VISIVEL O INVISIVEL

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O ICEBERG ORGANIZACIONAL:
Tornando visivel o invisivel

Gustavo G. Boog

A analogia do iceberg como imagem da organizacao e perfeita: existe uma parte menor, visivel, acima da linha dagua, que representa os resultados da empresa. E existe uma grande parte, invisivel, abaixo da linha dagua, representando as dimensoes pessoas e inovacao, igualmente importantes, mas que nao tem o mesmo grau de visibilidade.

Explorando mais uma vez a conhecidissima tragedia do Titanic, onde um iceberg rasgou o casco do gigantesco navio e o levou ao fundo do mar em pouco tempo. Na sua arrogancia, os construtores diziam que nem Deus poderia afundar este navio. Mas a tragedia veio, e a causa do naufragio ocorreu exatamente abaixo da linha dagua. Quantos negocios nao afundam de igual forma? Quantas vezes o sucesso imediato no faturamento, na lucratividade nao causam cegueira aos dirigentes, nao prestando muita atencao aos movimentos da concorrencia, as necessidades dos clientes, e as partes menos visiveis das competencias do pessoal, a vontade de fazer a diferenca e as inovacoes? Estes sao os icebergs que estao a volta das empresas, e que as levam a afundar.

O que significam as dimensoes do iceberg?
Todas organizacoes e todos os gestores, para terem sucesso continuado, devem colocar seu foco em tres dimensoes:os resultados, as pessoas e a inovacao.

Resultados sao a parte visivel do iceberg e alguns dos seus indicadores sao:
Volume de faturamento
Lucratividade
Fatia de mercado
Patrimonio empresarial
Pessoas incluem:
Competencias
Motivacao
Sentido de equipe
Politicas de gestao de pessoas (RH)
Estilos de lideranca
Comunicacoes
Inovacao abrange:
Investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento
Atualizacao tecnologica
Postura e incentivo a ideias novas
Velocidade de transformacao das ideias em realidade

Como tornar o invisivel mais visivel?
Diversas acoes sao possiveis, mas todas elas partem do pressuposto que as tres dimensoes resultados, pessoas e inovacao sao igualmente importantes e devem estar em equilibrio. O fato de algumas serem menos visiveis nao as torna menos importantes. Ter operacoes lucrativas e tao importante quanto ter uma equipe treinada e motivada.

Na medida em temos consciencia do tamanho do iceberg e de suas tres dimensoes, aquilo que e invisivel se torna manifesto. Cabe aos lideres realizar esta transformacao. As ondas de radio ou de TV sao invisiveis, mas seus efeitos, quando captadas pelo equipamento correto e na sintonia adequada; este e o papel das liderancas. Existe tecnologia por exemplo para quantificar estas dimensoes menos visiveis: instrumentos como a Pesquisa de Clima Organizacional ou o Mapeamento 360osao algumas das possibilidades que apoiam os gestores a tomarem decisoes mais embasadas e menos apoiadas no celebre eu acho que.

Certa vez ouvi uma frase que vai fechar este artigo, mostrando o potencial ilimitado que reside no comportamento e no espirito humano: So quem se conecta ao invisivel consegue o impossivel.



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