LIDERANCA, EQUIPE E COMUNICACOES FAZEM A DIFERENCA!

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LIDERANCA, EQUIPE E COMUNICACOES
FAZEM A DIFERENCA!

Gustavo G. Boog

Andando por este Brasil afora em tantas e diferentes empresas, encontro um denominador comum: um enorme potencial de melhoras no tripe lideranca, equipe e comunicacoes. E quando ha carencias numa das pernas do tripe, usualmente as outras dimensoes tambem apresentam-se como area de dificuldade, comprometendo o processo de gerenciamento de pessoas.

A chave do sucesso e competencia das empresas, hoje mais do que nunca, esta nesta nova fronteira, que e o comportamento humano. Tecnologia, patrimonio, informacoes, tudo isto pode ser adquirido; mas uma equipe competente, alinhada e motivada leva seu tempo para ser formada. As empresas que sabem lidar bem com pessoas e equipes, que resgatam esta dimensao de pessoalidade nas suas relacoes conseguem atingir excelentes resultados de negocio, integrados com um clima interno onde as pessoas curtem trabalhar, onde a motivacao, o trabalho em equipe, a flexibilidade, a inovacao, o ousar estao presentes em alto grau. A Revista Exame, agora com a relacao das 100 melhores empresas para se trabalhar, demonstra que tratar bem as pessoas e um inteligente negocio. Basta folhear a revista para se perceber que sao empresas bem sucedidas, e nao apenas gigantes multinacionais. Isto quer dizer que um clima saudavelpodeedeveser buscado em qualquer empresa, independentemente do tamanho ou setor de atividades.

E ai e que o tripe lideranca, equipe e comunicacoes se manifesta com toda a forca! E ai que as empresas devem focar a sua atencao.

O que encontro em muitas empresas sao pessoas que exercem sua lideranca mais como chefes que como lideres. No seu historico de carreira, sao excelentes tecnicos, que sabem resolver bem questoes tecnicas, que foram conduzidos a papeis de chefia, ocupando caixinhas nos organogramas e progredindo em suas trajetorias profissionais sem buscarem um embasamento para lidar com pessoas e com equipes. Nem sempre o bom tecnico e um bom lider. Ai usualmente vem as consequencias de autoritarismo ou de omissao. E o chefe que e linha dura em excesso e que com isto massacra seu pessoal, ou o chefe que deixa rolar solto, nao tendo uma contribuicao efetiva a fazer pelo seu grupo.

Quando falta uma visao mais convergente nas diversas areas da empresa, quando falta a conexao da minha identidade com a identidade coletiva da empresa, ocorrem as dificuldades de trabalhar em equipe. O que prevalece e o cada macaco em seu galho, o nao e de meu departamento e os feudos acabam prevalecendo na organizacao. O primeiro a se prejudicar com a falta de visao de equipe e o cliente, que fica invariavelmente mal atendido (e nao retorna mais). Como proximo (e imediato) passo, isto se reverte contra a empresa, que rapidamente perde seu lugar no mercado.

A carencia nas comunicacoes e quase endemica nas empresas. O medo de falar em publico (mesmo que seja apenas meu pequeno grupo de subordinados), o temor de represalias se eu falar a verdade, as dificuldades nas relacoes entre areas ou ainda as reunioes improdutivas onde nada se decide sao apenas alguns dos exemplos praticos desta dificuldade.

Se voce identificou alguma destas situacoes na realidade de sua empresa, esta na hora de agir. O capital humano pode se desgastar, e e muito importante fazer algo antes que os prejuizos se tornem irreparaveis.

Se voce ocupa um cargo de lideranca na empresa, e ha pouco investimento nas areas de lideranca, equipe e comunicacao, esta na hora de sugerir e de influenciar a Direcao e as areas de RH para que isto aconteca. Comece a prestar atencao nos seus comportamentos e no das pessoas ao seu redor. Como esta a sua qualidade de vida, profissional e pessoal?

No minimo ha muitos livros que podem ajuda-lo a crescer e se desenvolver, pois assim com certeza seus papeis de lideranca serao melhor desempenhados. Procure apoio profissional se voce achar que nao pode lidar sozinho com certas situacoes. Servicos de counseling ou ate de apoio terapeutico sao possibilidades a serem exploradas.

Se voce tem cargo de direcao de empresas ou e responsavel pelo desenvolvimento de competencias em sua empresa, tenha conta que esta area comportamental apresenta elevadas taxas de retorno dos investimentos. A experiencia mostra que melhorar a lideranca, a equipe e a comunicacoes e um caminho mais curto para o desenvolvimento da empresa, de seus negocios e das pessoas que partilham o mesmo caminho.



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