FOFOCA, QUE CONVERSA E ESTA?

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FOFOCA, QUE CONVERSA E ESTA?

Gustavo G. Boog (*)

O convite para uma palestra em Florianopolis, a convite da ABRH-SC foi uma otima oportunidade de refletir e aprofundar o tema das fofocas, muitas vezes relegado a uma posicao de pouco destaque nas organizacoes e nas discussoes gerenciais, como se fofocas fossem um mal necessario e que pouco temos a fazer com elas. Na realidade, as fofocas podem determinar o sucesso ou o fracasso de equipes, de projetos e de atividades no mundo das organizacoes. Se perguntarmos para 100 organizacoes se existem dificuldades com as comunicacoes, a resposta serasimem 100% dos casos. Exagero? Afirmo que nao.

O que sao fofocas?
A fofoca e o ato de disseminar informacoes sem base concreta, fazendo especulacoes sobre fatos futuros ou a vida alheia. Sao noticias sobre comportamentos de outra pessoa ou grupo, ou ainda qualquerestao dizendo que. As fofocas podem ser verbais ou escritas. Fofoca e sinonimo de mexerico, intriga, bisbilhotice.

Enquanto que a fofoca verbal envolve geralmente duas pessoas, a eletronica pode envolver muita gente. Por sua vez, o boato e uma noticia anonima que corre publicamente sem confirmacao. Equivale ao zunzunzum e ao balao de ensaio.

Muitos estudiosos estabeleceram a relacao entre estilos autoritarios nas organizacoes e as fofocas. O certo e que se o clima for de inseguranca, se o que prevalece e omanda quem pode, obedece quem tem juizo, as fofocas prosperarao neste fertil solo!

Os sistemas formais de comunicacao no trabalho costumam comunicarFATOS, de forma logica, fria e muitas vezes transmitida por meios impressos ou eletronicos. Mas as pessoas no trabalho querem muito mais do que isto, querem ter um espaco para falarem de seusSENTIMENTOS, de suas reacoes emocionais aos fatos comunicados, querem de alguma forma participar dos processos decisorios, querem enfim se sentir gente e nao apenas recursos tratados de forma impessoal e burocratica. As pessoas querem a comunicacao olho no olho, onde possam se sentir agentes da comunicacao.

Dados de estudos afirmam que as fofocas sao precisas em 75 a 90% dos casos. E a confirmacao dos ditos populares de queonde tem fumaca tem fogo, oua fofoca aumenta, mas nao inventa. A fofoca atende a um desejo humano de se sentir parte, de poder influenciar.

Fofocas e clima organizacional
As fofocas podem arruinar uma carreira, podem excluir pessoas, podem ter efeitos perversos sobre o clima de uma equipe, podem acabar com a reputacao de uma empresa. E isto so pode ser minimizado com uma excelente atuacao dos lideres, construindo um clima organizacional favoravel.

Baseados nas ultimas Pesquisas de Clima Organizacional conduzidas pela nossa Consultoria em organizacoes de diversos portes e operando em muitas cidades do Brasil, com cerca de 5.000 pessoas, podemos afirmar quequanto melhor for o clima organizacional, menos fofocas e boatos existirao. Nos detalhamos a relacao entre clima e fofocas e verificamos que o mesmo acontece na relacao entre a boa atuacao das liderancas e a eficiencia dos sistemas formais de comunicacao. O grafico a seguir mostra a relacao do I.S. (Indice de Satisfacao) geral, que mede o quao bem esta o clima geral da organizacao com a comunicacao informal (fofoca). Quando o clima melhora, as fofocas diminuem. Quando o clima piora, as fofocas aumentam.

Disto se pode concluir que a atuacao dos lideres e fundamental para que as fofocas sejam minimizadas.

Fofocas, radio peao, radio corredor, corredorpress

Fofocas sao parte inevitavel do comportamento organizacional, sao uma consequencia natural da interacao entre pessoas. A grande verdade e que conhecemos pouco sobre as caracteristicas e funcionamento da rede informal de comunicacoes. Segundo aPublic Personnel Management,cerca de 70% de toda comunicacao organizacional ocorre com as fofocas e 92,4% das empresas pesquisadas nao tem uma politica definida para lidar com fofocas.

Na vida das organizacoes alguns temas sao especialmente sensiveis, podendo facilmente se transformar em fofocas:

Compra ou a venda da empresa
Transferencia de sede
Troca de altos executivos
Lancamento de novo produto e/ou marca
Retirada do mercado de uma marca
Demissoes
Contratacoes
Mudancas na politica de beneficios
Relacionamentos pessoais
Puxadas de tapete
Nepotismo

Segundo Allport & Postman, a fofoca tende a ter maior forca dependendo:

da importancia do assunto para as pessoas:as pessoas nao fofocam sobre assuntos que nao sejam importantes para elas, de alguma forma. Esta implicito que deve haver um clima de certa cumplicidade para que as fofocas se disseminem da ambiguidade da situacao associada com a comunicacao:quando atribuimos uma possivel credibilidade ao fofoqueiro

Adicionalmente, as fofocas tende a ser mais importantes se:

as pessoas se sentem ameacadas ou inseguras, por exemplo com a perda de emprego ou mudancas na organizacao
as pessoas estiverem sob estresse
ha uma mudanca pendente, principalmente se for nebulosa ou mal definida
as pessoas sentem que os gestores comunicam de forma inadequada ou incompleta

As mensagens das fofocas circulam mais rapidamente que as dos canais formais. O fato e que os gestores nao controlam as fofocas, que se constituem num canal de comunicacao forte, que nao pode ser desprezado. Como uma ilustracao: os canais oficiais formais sao uma transmissao em FM e as fofocas em AM.

Vantagens da fofoca
Segundo Gluckman e Nevo & Nevo, as fofocas tem seu lado positivo, na medida em que preenchem necessidades sociais, pois:

trazem os membros de um grupo para alguma interacao social
dao algo em comum para falar
aliviam a rotina, principalmente em tarefas repetitivas
aumentam a coesao grupal, criam mais identificacao e clarificam os limites, ao falarem dos membros de outros grupos

As fofocas de alguma forma ajudam as pessoas a entenderem as regras nao escritas da organizacao e dao um significado ao por que estao trabalhando juntas. A fofoca e o espaco para o politicamente incorreto, para a descrenca na informacao oficial e para comunicar sem a liturgia do cargo.

Fofocas masculinas e femininas
Homens fofocam sobre o ambiente de trabalho, sobre possibilidades de promocao dos colegas e dos chefes e tambem sobre suas gafes e comportamentos inadequados. O que esta em jogo: quem vai vencer na carreira e quem vai ficar no meio do caminho. As mulheres preferem fofocar com as amigas e parentas, e seus temas prediletos sao os relacionamentos, tanto os proprios quanto os alheios.

Pesquisas recentes indicam que apesar de nao podermos rotular o que os homens fazem como sendo fofoca, eles de fato fofocam tanto quanto as mulheres.

O que fazer?
Para a boa gestao das fofocas, alguns pressupostos sao importantes:

  1. Gestores sao os comunicadores- a comunicacao e responsabilidade indelegavel dos gestores. Mesmo que haja uma area de comunicacoes dentro da empresa, cabe a ela criar sistemas, assegurar treinamento, estimular a comunicacao entre areas e niveis, e nunca sera comunicacao. Em especial os gestores devem comunicar adequadamente e nao esconder as mas noticias, assim como agir rapidamente quando informacoes distorcidas ocorrerem.
  2. Respeitar as necessidades do pessoal as pessoas precisam estar adequadamente informadas do que se passa ao seu redor e respeitadas quanto a esta necessidade. Os diferentes niveis de gestao tem percepcoes diferentes quanto as fofocas, sendo mais sensiveis os niveis mais proximos das operacoes. A Pesquisa de Clima Organizacional e um excelente indicador se estas necessidades estao de fato sendo respeitadas.
  3. Gestores devem usar estilo participativo estilos autocraticos tendem a gerar fofocas, alem de uma serie enorme de outras disfuncoes organizacionais.
  4. A comunicacao deve ser planejada como qualquer atividade organizacional, as comunicacoes precisam ser planejadas, estruturadas e acompanhadas periodicamente quanto a sua eficacia.

As comunicacoes podem ser melhoradas com diversas acoes concretas, que necessitam ser ajustadas ao momento e a cultura de cada organizacao. Entre elas destacamos:

Desenvolvimento das liderancas se os lideres sao os elos vitais nos processos de comunicacao, e fundamental que sejam preparados para este papel. Competencias de gestao de pessoas e equipes, tais como papel do gestor (versus papel tecnico), lideranca, equipe, comunicacoes, reunioes, falar em publico, sao criticas ao sucesso. Bom Dia, Equipe! processo diario de comunicacao entre os niveis da organizacao, com reunioes curtas e altamente eficazes, assegurando um canal quente de comunicacoes, onde as informacoes de cima para baixo e de baixo para cima fluem com facilidade, eliminando barreiras.


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