ERROS E ACERTOS EM PESQUISA DE CLIMA

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ERROSE ACERTOS EM PESQUISA DE CLIMA

Temos observado o comportamento e as demandas de dezenas de empresas que conduzem Pesquisas de Clima Organizacional. Encontramos diversos aspectos corretos na conducao destes projetos e tambem uma serie de erros (que devem ser evitados), muitos deles comuns e recorrentes em varios casos.

Nao estou me referindo a erros conceituais ou de interpretacao de um colaborador que desconhece o instrumento, como o de achar que a pesquisa de clima e uma avaliacao de desempenho, ou pensar que, mas de erros que sao provocados pela empresa, seja na direcao ou no RH, seja no planejamento ou na execucao.

ANTES

Antes de iniciar um projeto desta natureza, cada empresa deve ter muito claros e definidos quais sao os reais objetivos que a levam a pesquisa. Muitas vezes ai nasce o primeiro erro: fazer por modismo/ fazer so para ver como andam os animos / fazer por fazer. A direcao da empresa deve estar compromissada com o projeto, e nao o encarando como. A falta de comprometimento leva a baixa qualidade no processo, e o instrumento deixa de ser uma solucao potencial e passa a ser um problema.

E equivocado ter objetivos nao legitimos para com a pesquisa. Ex.: fazer a pesquisa para servir de argumento para a demissao de um determinado profissional; ou satisfazer uma curiosidade pessoal de um gestor. O objetivo essencial de uma Pesquisa de Clima deve ser alinhado com o desenvolvimento organizacional.

Se a empresa decide fazer uma pesquisa, vem entao a primeira grande decisao: fazer por conta propria ou fazer com o apoio de uma consultoria externa. Nao ha erros nesta decisao, e ambas podem apresentar bons resultados, desde que os devidos cuidados sejam seguidos. Em cada uma delas ha pros e contras a serem avaliados.

Caso a empresa opte por conduzir o processo sozinha, ha de se verificar e assegurar uma serie de itens para que haja sucesso no processo. O maior risco e de que os resultados sejam mascarados pelo medo de ser identificado. Assim, muitas vezes, os colaboradores mentem em suas respostas, gerando um resultado final falso, que de nada ajuda a empresa. Para evitar esta situacao, existem tecnicas e alternativas que podem ser exploradas em treinamentos em Pesquisa de Clima, dirigidos aos profissionais encarregados pela execucao do projeto.

Se a empresa preferir, pode contratar uma consultoria para conduzir o processo. Ai pode existir outro erro potencial: contratar exclusivamente por custo. Sempre existira alguem disposto a cobrar menos por um determinado servico, independentemente do que se esta contratando seja um servico de pintura para sua casa, seja a manutencao de seu carro, seja uma consultoria especializada. O ideal e contratar uma consultoria que agregue valor ao projeto, como customizacao sob medida, recomendacoes e apoio para a gestao do clima, acoes preventivas e corretivas para a gestao, etc., o que vai muito alem da simples analise estatistica da tabulacao dos dados.

Ao iniciar uma pesquisa de clima organizacional, a empresa assume uma serie de compromissos, como de transparencia, de confidencialidade nas respostas e de participacao facultativa. Nao honrar estes compromissos, por mais obvio que pareca, e um erro grave (e infelizmente nao tao raro), que afeta a credibilidade do processo e da propria empresa, muito provavelmente de forma permanente.

DURANTE

A aplicacao de uma Pesquisa tem uma serie de etapas, e em cada uma delas um conjunto de potenciais erros a serem evitados. Alguns erros:

  • Formulario desalinhado com os objetivos e/ou incompleto
  • Falta de uma determinada segmentacao ou excesso delas ha um equilibrio entre a quantidade de colaboradores e a quantidade de segmentacoes. Nao se deve ter excesso e nem falta de extratos e analises.
  • Omissao na fase de divulgacao previa
  • Coletar dados em uma amostra extremamente pequena
  • Coletar dados na totalidade e esquecer de alguem
  • Tempo excessivamente longo ou curto para respostas
  • Procurar identificar as respostas
  • Problemas logisticos/ cronograma
  • Problemas no relatorio

DEPOIS

Talvez o maior de todos os erros que se possa cometer seja o de nao se fazer nada no pos-pesquisa. Este e um erro que leva a uma serie de consequencias como a frustracao das expectativas geradas e o desperdicio de tempo, de energia e de dinheiro. Ao engavetar o relatorio nao existira a geracao e a realizacao de um plano de acoes. Pior do que isso, este fato queima a ferramenta, que dificilmente tera sucesso em uma segunda tentativa, mesmo se passado alguns anos. A reacao dos colaboradores ao engavetamento e a frustracao, o descredito e a desmotivacao.

A acao correta da empresa e divulgar os principais resultados da pesquisa, por piores que sejam, juntamente com o plano de acoes elaborado. A empresa deve procurar ainda envolver e preparar as pessoas, para que estas sejam, efetivamente, parte das solucoes.

Convidamos as empresas que tenham pelo menos 150 colaboradores, para realizarem um TEST DRIVE da Pesquisa de Clima =>.



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