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ERROS E ACERTOS, FRACASSOS E SUCESSOS

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ERROS E ACERTOS, FRACASSOS E SUCESSOS

Gustavo G. Boog

Todos nos temos que de alguma forma conviver com erros, nao ha escapatoria. Cada um de nos erra, alguns muito, outros pouco, mas todos erram. Cada um de nos tem tambem que lidar com as consequencias sobre nos dos erros de outros, pois somos todos interdependentes, e erros acabam influenciando nossa atuacao. A forma com que lidamos com os erros, proprios e dos outros, vai definir os rumos futuros: caminharemos para mais acertos ou para mais erros?

Podemos cometer erros, que levaram ao insucesso de um projeto ou o nao atingir um resultado esperado. Isto ocorre, pois so nao erra quem nao faz, mas estes erros devem ser ocasionais. Errar acontece, pois errar e humano; reconhecer o erro e divino, pois tras em si a intencao de corrigir, exige a qualidade da humildade de reconhecer que algo saiu errado por nossa causa; insistir no erro ou nao reconhecer a responsabilidade e algo nao muito inteligente.

Podemos errar, podemos fracassar, mas isso nao quer dizer que somos fracassados! E enorme a diferenca entre ter fracassado, estar fracassando ou ser um fracasso.

Para quem trabalha em equipe, ou e lider, vem um desafio adicional que e lidar com os erros dos outros. Quem depende do desempenho de outras pessoas (alguem nao depende???) sempre tem a situacao potencial de se deparar com um desempenho abaixo do esperado. A reacao imediata muitas vezes e de reagir de forma impulsiva, perdendo o controle emocional, gritando, ameacando, ou expressando na linguagem corporal o desagrado com o baixo resultado. E isto fica agravado e amplificado quando temos prazos combinados com clientes, com o chefe, ou com um terceiro. Significa que um compromisso quenosassumimos e que nao podera ser cumprido. Mas o nosso cliente, chefe ou terceiro nao tem nada a ver com isto o erro pode ser do outro, mas o compromisso e nosso, indelegavel, intransferivel!

Como lider ou como colega precisamos tomar acoes para que este erro nao ocorra novamente. E preciso tomar acoes corretivas para minorar ou eliminar os efeitos do erro e em todos os casos o feedback, a conversa olho no olho e fundamental. E inaceitavel deixar para la, nao tocar mais no assunto pois a situacao e delicada. Erros precisam ser encarados de frente e com coragem. Sempre. Caso contrario, se repetirao.

E preciso tambem explorar as causas do baixo desempenho: porque a pessoa errou? porque teve um desempenho tao abaixo do esperado? O que esta acontecendo? As causas podem ser multiplas, entre elas alguns exemplos:

A pessoa nao tem o treinamento e preparo
A pessoa nao tem os equipamentos, ferramentas e materiais necessarios
A pessoa esta desajustada ao seu cargo, seu perfil pessoal nao combina com as exigencias
A pessoa esta passando por uma crise pessoal grave (doenca em familia, divorcio, morte, acidente)
A pessoa nao consegue dizer nao e acaba assumindo compromissos que de antemao nao conseguira cumprir
A pessoa esta sabotando propositalmente os resultados

Como pode ser visto, cada caso ira definir as acoes mais adequadas. Uma acao impulsiva de bronca pode ser totalmente ineficaz e ate prejudicial no caso de uma crise pessoal. O deixar por isto mesmo e sempre inadequado. Treinar quando o problema e de motivacao e jogar dinheiro fora. Incentivar quando a causa e falta de treinamento e ineficaz. Assim, para cada causa, um conjunto de acoes e o mais indicado. Com isto os erros se tornarao importantes licoes e o aprendizado fica. O desempenho melhora e os erros se tornarao menores ou ate inexistentes.



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