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ENTREVISTA COM GUSTAVO G. BOOG GERENCIA DE CRISES

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ENTREVISTA COM GUSTAVO G. BOOG
GERENCIA DE CRISES

Entrevista concedida porGustavo Booga
jornalistaPatricia Bispodo RH.com.br

1 A convivencia entre as pessoas no ambiente corporativo nem sempre e de calmaria.Quais os principaisfatores identificam um momento de crisenuma equipe?

Nos dias de hoje, noambiente empresarial prevalece a pressa, a busca de resultados de curto prazo, a pressao do tempo, a sobrecarga de trabalho, osgestores que sao mais tecnicos que lideres; isto leva as pessoas e as equipes para mares turbulentos. As crises, tem inumeras origens emuitas formas de manifestacao: pode ser pessoal (relacionamentos), profissional (carreira), de valores (questionamentos), social (posicionamentos), economico-financeira (dinheiro) ou planetaria (sobrevivencia). As crisesindicam que a forma pela qual resolviamos as situacoes, e que dava sempre certo, nao funciona mais. As crises nos convidam, ou melhor, nos empurram para algum tipo de acao, nos fazem sair do imobilismo. Crise em latim significa ponto de mutacao, e em geral e um ponto crucial no curso de um projeto ou atividade. Crisessao a repentina ruptura de um aparente equilibrio, gerando tensao e conflitos.

2 Qualquer equipe pode ser afetada por esses fatores ou ha aquelas que sao imunes aos conflitos?

As crises afetam paises, empresas, equipes e pessoas. Ninguem esta imune as crises.

3 Os momentos de crise sao obrigatoriamente negativos para as equipes? Por que?

Nao, pois a crises podem trazer dentro de si aspectos muito positivos. Quando estamos em crise, tudo o que queremos e sair dela, mas a grande diferenca que existe para o lado positivo ou negativo e na forma com a qual lidamos com as crises. O ideograma chines que representa o conceito decrise tem duas partes: uma representa o risco, a outra a oportunidade. A crise sempre traz em si a oportunidade de construir algo novo.Na crise os riscos vem prontos, grandes e avassaladores, e as oportunidades sao sementes quepodem se transformar em grandes arvores, mas que necessitam de tempo,esforco e dedicacao para germinarem e crescerem.

4 Entao,uma equipe que nunca enfrentou um momento de conflito pode ser um fator de risco para a empresa?

Creio que nao existe isso, pois as crises fazem parte do dia-a-dia de todos. Hipoteticamente falando, uma equipe ou uma pessoa que nunca enfrentou uma crise pode ser um fator de risco. As crises, apesar de serem duras, em geral representam momentos de intenso crescimento e aprendizagem. Em meus Workshops e Palestras sobre como lidar com as crises, quando peco para as pessoas relataremcrises pessoais e profissionais pelas quais passaram, em geralcontam que esses foram momentos decisivos para o crescimento e desenvolvimento.

5 Epossivel melhorar o ambiente corporativo, quando uma equipe enfrenta um momento de crise?

Sem duvida, depois de uma crise bem administrada, ha melhoras no clima corporativo. Ha um sentimento de termos conseguido superar uma dificuldade, que somos vencedores, que saimos fortalecidos, que fatores obsoletos foram removidos. O perigo e exagerar nisso e se achar imbativel, pois a proxima crise vira logo, logo.

6 A gerencia das crises deve ser conduzida diretamente e apenaspelos gestores?

Em momentos de crise ha uma tendencia de centralizacao decisoria, mas naoe possivel generalizar, pois cada crise tem suas caracteristicas proprias. Em geral equipes de maior maturidade podem resolver por si proprias suas crises. Quando uma crise e aguda ou persistente, e recomendado que uma parte neutra, por exemplo, um Consultor, ajudeos envolvidosa encontrarem a melhor solucao

7 E quando o lider eaquele quecausa a crise, quem deve apagar o fogo?

O ideal e que a pessoa que causou o estrago se responsabilize pelas acoes de correcao. Quando isso nao e possivel ou adequado, e o lider do lider que deve intervir, pois essa e uma responsabilidade nao delegavel. Quando as crises saem do ambito profissional/ organizacional e comecam a ter dimensoes pessoais/ emocionais, e indicada a intervencao de uma terceira parte, pois as pessoas envolvidas na crise perderam as condicoes de administra-la de forma eficaz.Como as crises nos obrigam a repensar nossos modos de agir, nosso estilo de vida, nossa escala de prioridades e valores, a ajuda externa geralmente se faz necessaria.

8 Em que momento a area de RH deve ser chamada para gerenciar um conflito?

Em algumas crises o RH pode ser a parte neutra que ajuda a equacionar uma crise. Mas devemos lembrar que o RH e tambem parte do sistema organizacional e a condicao de neutralidade muitas vezes nao acontece

9 -O que e preciso para superar um momento de crise vivido por uma equipe?

As crises nos fazem sentir-se sobrecarregados e a primeira a tendencia e nos esforcarmos mais, fazer mais do mesmo, tentamos nadar contra a correnteza. Algumas recomendacoes ajudam a superar as crises:

reconhecer que estamos numa crise e que as solucoes usuais nao irao levar a nada, e que portanto acoes novas precisarao ser tomadas;


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