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DANDO E RECEBENDO CRITICAS

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DANDO E RECEBENDO CRITICAS

Um dos aspectos mais dificeis para a maioria das pessoas e se expressar de maneira adequada quando algo ocorre fora das expectativas. Havia um prazo combinado que nao foi cumprido.

Alguem se atrasa para uma reuniao de decisao. Houve uma falha da pessoa que ficou de entregar uma informacao essencial para o relatorio. Voce fica chateado com a falta de reconhecimento de teus colegas para com um grande sucesso profissional teu.

Voce marcou uma reuniao e levou um cano.

Nestes momentos costuma ser adequado dar um feedback, pois se ocultamos as magoas, decepcoes, frustracoes e raivas que ocorreram, em geral elasficarao borbulhado em nossa alma, comoum vulcao adormecido que um dia explodira. Feedback e uma conta corrente que deve ficar zerada.

O Feedback e basicamente contar a uma pessoa como o seu comportamento afeta a mim e a minha area. Mas o feedback geralmente tem a cara de critica. Dar um feedback e gostoso, inovador e infelizmente e muito pouco praticado.

Nos somos donos, nos temos poder sobre nosso bem estar, sobre nossa alegria.

Mas os outros tem tambem o poder de destruir este estado de bem estar e alegria, sedeixarmos de cuidar do nosso , um feedback mau dado ou mal recebido pode gerar muito mal estar. Este e um trabalho de musculacao emocional que precise ser exercitado frequentemente. Como diz um proverbio chines, nos nao podemos evitar passaros que voam sobre nos, mas sempre podemos evitar que elesconstruam um ninho em nossa cabeca.

Qual e a intencao ao dar um feedback, o comportamentodo outro?

Se a intencao e de aprender de evitar que novos erros ou situacoes constrangedorasocorram, tudo bem.

Mas, se a intencao e criticar e mostrar o quanto voce esta certo e o outro errado, o quanto voce e melhor que o outro, usar o outro para se engrandecer, este feedback sera conflito e a relacao podera ficar ainda mais azeda.

Ouvir com atencao a uma critica ou feedback nao significa que voce necessariamente deva concordar com o que e dito. O ouvir ativoe poder dizer: Ah, entendi o teu ponto de vista. Quem da o feedback tera mais sucesso se:

-Falar ao outro ( e naodooutro), na hora e lugar certo, de comportamentos objetivos verificaveis (nunca das supostas intencoes dooutro). Atencao com postura corporal e tom / volume de voz.

-Falar dos reflexos do comportamento do outro, dos teus sentimentos.

-Se houver espaco, apresente sugestoes e dicas para evitar repeticao do ocorrido.

Quem da um feedback tambem deve estar aberto a receber um feedback. Este e um canal de duas vias.

Nesta postura ganha-ganha, as criticas sempre construtivas e nao destrutivas.



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