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CUSTOS OCULTOS, RESULTADOS REBAIXADOS: COMO SAIR DESTA?

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CUSTOS OCULTOS, RESULTADOS REBAIXADOS: COMO SAIR DESTA?

Gustavo G. Boog

A miopia da gestao

Diversas organizacoes sofrem de uma doenca chamadamiopia gerencial, que se manifesta como uma deficiencia que impede uma visao mais larga e longa, concentrando o foco apenas naquilo que esta perto e no curto prazo.

O excessivo imediatismo e a busca de resultados de curto prazo custe o que custar (e acaba custando muito), prejudicam e ate impedem acoes de desenvolvimento, comprometendo o futuro da instituicao e prejudicando as melhorias. Os potenciais ficam sempre subutilizados.

Em geral as organizacoes nao contabilizam os custos ocultos de um modelo gerencial superado. Empresas que praticam politicas consistentes de gestao de pessoas e equipes tem sistematicamente lucratividade mais alta. Dados da FIPECAFI, um orgao da Universidade de Sao Paulo, indicam que as10 melhores empresaspara se trabalhar em 2003 tiveram20,7% de rentabilidadesobre o patrimonio liquido, contra apenas12,4% nas 500 maiores empresas. So ai, por estar numa ou em outra classificacao ja se vao8,3% de lucratividade. Numa epoca de mercados tao competitivos, isto faz muita diferenca!

Os custos ocultos
Ha custos que dificilmente sao detectados nos relatorios das organizacoes, e a lista abaixo pode ajudar a mapear situacoes que sugam a lucratividade. Sao o triangulo das Bermudas que rebaixam resultados e fazem com que as metas nao sejam atingidas. Faca as contas de quanto custa anualmente para sua organizacao:

Os desencontros, a falta de coordenacao e o refazer trabalhos decorrentes da falta de integracao e do trabalho em equipe
A falta de sentido de finalizacao: existem inumeras iniciativas, mas faltam acabativas
A ansiedade causada por falhas de comunicacao entre os niveis da estrutura
As faltas, atrasos e baixos desempenhos do pessoal causados por chefias com estilos de lideranca autoritarios.
As magoas e ressentimentos causados por chefias que humilham o seu pessoal. Pior, quando a Diretoria sabe disto e se omite
Reunioes com atrasos, com falta de objetividade, com entrada de assuntos que nao tem nada a ver com os objetivos da reuniao, com conversas paralelas, com gente demais ou de menos, com longa duracao, sem conclusoes
Perda de clientes por mau atendimento devido a falta de treinamento, por jogo de empurra (nao e de meu departamento, minha senhora!), por descontar no cliente o ressentimento que as pessoas tem de suas chefias
Baixa de motivacao e de comprometimento devido ao nao reconhecimento, pela ausencia de reforco positivo das contribuicoes de pessoas e equipes
Baixo desempenho por sentimentos de injustica salarial e de criterios viciados de promocoes e premiacoes
Perda para a concorrencia de pessoal critico, que nao tinha perspectiva de carreira, so sendo valorizadas depois que ja pediram demissao
Ausencia de uma visao clara de futuro, ocasionam confusao, desencontros e trabalhos em duplicata
Falta de paixao e de entusiasmo do pessoal devido a desconhecerem os rumos da organizacao
Falta de sintonia e espirito de equipe no topo, gerando desencontro de criterios, de percepcoes de prioridades e de acoes
Falta de coerencia entre o discurso e a pratica

Ufa, chega!!! Esta lista poderia ser estendida, mas ja ilustra que a pouca atencao a estes itens causa prejuizos diretos e imediatos para a organizacao.

O que fazer?
Organizacoes gerencialmente avancadas conseguem superar estas dificuldades investindo na dimensao humana, tratando gente como gente (e nao com recursos), tendo especial atencao nos lideres, que podem construir ou destruir o espirito de equipe e a boa comunicacao. A relacao beneficio/custo destas acoes se mostra extremamente positiva.

Um primeiro passo concreto para identificar areas de melhorias e aPesquisa de Clima, identificando um quadro preciso dos reais sentimentos e gargalos comportamentais da organizacao. Mais importante que identificar e o conjunto de acoes decorrentes da Pesquisa, a Gestao do Clima Organizacional.

A empresa como um todo se beneficia com investimentos nas suas liderancas, pois o seu comportamento (e nao os seus discursos) e a principal referencia para o comportamento dos liderados.

As acoes possiveis na dimensao humana sao muitas e quando alinhadas as estrategias da empresa, trazem beneficios imediatos as organizacoes e ao seu pessoal, melhorando resultados e trazendo mais qualidade de vida ao seu pessoal.



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