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CULTURA ORGANIZACIONAL: ELA PODE FAZER A DIFERENCA NESSE MOMENTO DE CRISE

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CULTURA ORGANIZACIONAL:
ELA PODE FAZER A DIFERENCA NESSE MOMENTO DE CRISE

Roberto Ziemer (*)

Em tempos de crise como os atuais, e fundamental compreender como as dimensoes subjetivas ou invisiveis da organizacao evolucao ou inovacao, cultura e contribuicao social influenciam as dimensoes objetivas, visiveis da organizacao as financas, a relacao com clientes e a eficiencia ou desempenho. Como aquilo que nao vemos ou nao conseguimos medir com facilidade, pode estar sabotando todos os esforcos que fazemos nos aspectos mais tangiveis como a definicao da estrategia e dos objetivos, a otimizacao de sistemas e processos, a reducao de custos etc.

Um dos aspectos subjetivos mais importantes e o da cultura da organizacao. E ela que define como a organizacao se comporta, o que ela considera importante (o que pode ser falado ou nao), como as pessoas se relacionam com a hierarquia (flexivel ou rigida), o que e preciso fazer ou ser para progredir profissionalmente, quais os simbolos de sucesso, qual e a linguagem apropriada (formal ou informal), etc. A cultura e para a organizacao o que a personalidade e para o individuo uma referencia e, ao mesmo tempo, um padrao ou conjunto de habitos que definem e, ao mesmo tempo, limitam as respostas que ela pode gerar para uma determinada situacao.

Pesquisas recentes realizadas na area da cultura corporativa demonstram que:

A cultura e o mais valioso bem que voce tem para atrair profissionais talentosos. E o mais importante diferencial entre voce e seu competidor;
Profissionais talentosos serao cada vez mais raros durante as duas proximas decadas. Voce precisara gerenciar e monitorar a sua cultura se voce quiser atrair e reter os profissionais mais talentosos;
A cultura de sua organizacao e um reflexo da personalidade dos lideres atuais e dos anteriores. Os valores e crencas desses lideres refletem fortemente sobre o clima, os processos e os procedimentos da organizacao;
Empresas de sucesso duradouro tem uma visao que estabelece a sua direcao, uma missao que as mantem no caminho do seu negocio central, e valores que sao utilizados como referencia para a tomada de decisoes no dia-a-dia;
Os custos em termos de perda de produtividade de valores limitantes tais como burocracia, competicao interna, hierarquia, culpabilizacao e controle podem representar perdas de faturamento de ate 7% para cada um desses valores;
Voce pode reduzir ou remover o impacto destes valores potencialmente limitantes realizando um programa de transformacao cultural;
A transformacao cultural comeca com a transformacao pessoal da lideranca. Estes terao que adotar comportamentos que estao em alinhamento com os valores definidos pela empresa, e incorpora-los no dia-a-dia.

Especificamente em relacao a crise atual, existem sete forcas culturais que contribuem para a sustentabilidade e a lucratividade da organizacao. Voce precisa ser competente em cada uma delas para ser capaz de enfrentar os efeitos da crise atual e sustentar o sucesso de longo-prazo:

A estabilidade financeira aumente suas reservas de dinheiro. Procure maneiras de se manter financeiramente sustentavel.
A comunicacao com a equipe e os clientes confianca e fundamental. Garanta que todos saibam o que voce esta fazendo para superar a crise.
O negocio central da empresa torne-se eficiente. Aperfeicoe seus sistemas e processos para reduzir custos e aumentar a agilidade.
A capacidade de se adaptar a um ambiente em mudanca trabalhe para reduzir a entropia cultural e gerar inovacao.
Clareza na direcao revitalize a sua visao, missao e valores para criar coesao interna.
A construcao de aliancas estrategicas alinhe-se com seus clientes e fornecedores para criar relacionamentos de apoio mutuamente beneficos.
A perspectiva de longo prazo assegure que seus planos de curto prazo nao comprometam sua viabilidade de longo prazo.

(*) Roberto Ziemer e Engenheiroe mestre em Psicologia Organizacional. E consultor em transformacao humana e organizacional formado pela Barrett Values Center



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