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CUIDE BEM DO CORPO DO SEU NEGOCIO

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CUIDE BEM DO CORPO DO SEU NEGOCIO

(*) Gladys Bayer

Costumo dizer que : Se a Propaganda e a alma do negocio, o ponto-de-compra e o corpo. E tao importante quanto criar a Propaganda inteligente, e honrar a presenca de uma marca no ponto-de-compra.

Voce deve estar se perguntando porque ponto-de-compra e nao ponto-de-venda?. Porque ponto-de-compra, alem de, literalmente, ser o corpo do negocio, onde um produto ou servico esta fisicamente representado, seja na loja, seja no atendimento telefonico, seja no merchandising aplicado, e tambem o ponto, o local, onde a compra vai se efetivar pelo consumidor.

Esta definicao propoe varios servicos agregados ao produto ou servico, que compoem a impressao, a vontade de comprar, a credibilidade na marca, a percepcao sobre o atendimento prestado, o ambiente, a presenca fisica que salte aos olhos na loja em que o consumidor prefira comprar, enfim : o sucesso de uma marca.

Vejamos alguns exemplos praticos de ponto-de-compra, que podem comprometer profundamente a percepcao sobre determinada marca :

o servico oferecido pela comissaria de bordo (acompanhada da esquecida cortesia, de preferencia)
o atendimento do telemarketing (atencioso e efetivo, que ouca mais do que fale)
o merchandising aplicado (mais original do que materiais promocionais aplicados sem padronizacao, sem identidade visual com a propaganda, com o produto)
o site na Internet (e todos os servicos por ele ofertados, desde vender ate entregar em casa)
a presenca da linha completa dos produtos no ponto-de-compra (exatamente como quer o consumidor)
o repositor do supermercado que, devidamente informado, nao vai dizer para a consumidor, por exemplo, que detergentes em po sao todos iguais (!)
o SAC disponibilizado ao consumidor (que, preferencialmente, atenda rapidamente e tenha linhas suficientes para nao deixar o consumidor esperando e que ofereca um atendimento nao-pasteurizado ao consumidor que reclama)
toda e qualquer campanha promocional e, sobretudo, a equipe que vai operacionalizar a promocao junto ao consumidor
o material promocional do seu produto para o Gerente de Suprimentos do varejo ou do distribuidor
e por ai afora.

Ponto-de-compra e conjunto. Ponto-de-compra deve apresentar efeito show para o consumidor (e todos os publicos intermediarios responsaveis por comprar e vender o produto ou servico para o consumidor final).

Ponto-de-compra envolve toda a cadeia comercial e e vital para o sucesso de uma marca.Sobretudo para aquelas que nao investem em midia habitualmente, porque o que o consumidor vai perceber e formar como a imagem da marca, e baseado especificamente nos efeitos de ponto-de-compra.

Ha questao de 6 anos, criamos o Diagnostico de Ponto-de-CompraO, tentando alinhavar uma tecnica exclusiva que verificasse as principais variaveis ligadas ao ponto-de-compra, revisando desdeo merchandising aplicado, o envolvimento daforca de comprasdo varejo/atacado/distribuidor, a forma como aforca de vendasse comunica com o varejo, oambiente promocionaldo mercado ate aobservacao do consumidorsobre como se movimenta, como compra, como se relaciona fisicamente com determinada categoria de produtos. E temos aprendido, a cada dia, que o potencial de crescimento e sucesso de varios segmentos de negocio esta diretamente ligado ao fator ponto-de-compra, pedindo maior planejamento e atencao para encantar, fidelizar e prestar um servico de atendimento ao consumidor mais justo, mais inteligente, na hora em que todos nos almejamos que aconteca e se repita para a nossa marca : a hora em que o consumidor entra em contato com a nossa marca.

Observar as principais variaveis do ponto-de-compra, com sistema e metodo e, sobretudo, com olhos de quem visa encantar o consumidor, preparando formas de abordagem diferenciadas, envolvendo todos os publicos intermediarios da cadeia comercial, criando um merchandising mais dinamico e efetivo, facilitando o ato da compra com mais informacao e apoio a quem compra, tudo isso, faz a grande diferenca no resultado em vendas e no espaco que a sua marca vai ocupar na mente de quem, efetivamente, influencia o presente e o futuro do mercado, do fabricante e de outros consumidores.

Se, portanto, A Propaganda ea almado negocio, o Ponto-de-Compra e, de fato,o corpo. E nao ha corpo que sobreviva sem os cuidados apropriados e especificos, mesmo tendo uma grande alma. Afinal, vivemos num mundo essencialmente material. Na hora de comprar, nos encantamos com o que vemos, ouvimos, cheiramos, sentimos no tato e no coracao. Somos todos um bocado fisicos na hora de comprar. Pense nisso quando planejar as atividades de Marketing para o seu produto ou servico e atinja em cheio o seu consumidor, no momento crucial da compra. Ele vai adorar e vai escolher voce como seu fornecedor!

(*) Gladys Bayer e Socia-Diretora da Raro Pulsar



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