COMUNICANDO BEM COM O BOM DIA PESSOAL

Gostou? compartilhe!

Veja nossos artigos

COMUNICANDO BEM COM O

BOM DIA, PESSOAL!

Gustavo G. Boog(*)

Comunicacao deficientes sao uma dificuldade comum que encontramos na maioriadas organizacoes: o pessoal se sente pouco informado e ate excluido do fluxo de informacoes, chefes reclamam que o pessoal nao lhe traz dados corretos sobre o queesta acontecendo, as relacoes entre area independentes muitas vezes e cheia de conflitos, amargurase posturas defensivas, e haexcesso de rumores, boatos e fofocas.

Buscar tratar estes sintomas apenas com sistemas baseados em tecnologia da informacao, com video conferencias, quadros de avisos ou boletins interno mostra-se insuficiente e as vezes ate inadequado. E preciso estimular acomunicacao quente, o olho no olho, a face a face. A verdadeira comunicacao ocorre entre pessoas, e o lado tecnico/conteudo da informacao precisa necessariamente ser integrado a forma. E sabido que a eficaciada comunicacao depende muito menos doo que e dito e muito mais do como e dito. E ai entra a postura corporal e o tom de voz (por ai se ve que apenas o email nao resolve as comunicacoes!). Colocando de outra forma: a razao deve estar integrada a emocao para que o processo de comunicacao seja eficaz.

Muitas organizacoes tem dinamizado suas comunicacoes com o sistema Bom Dia, Pessoal!. Sao reunioes diarias e curtas de 5 a 10 minutos, envolvem 100% do pessoal da empresa em reuniao encadeadas e realizadas usualmente no inicio do expediente no proprio local de trabalho, reunindo o lider e sua equipe. O Bom Dia, Pessoal! reforca um poderoso canal de 2 vias: o lider fala e ouve, a equipe fala e ouve. Os temas tratados sao os de interesse direto do grupo (ocorrencias do dia anterior, dificuldades com clientes, como lidar com uma ameaca de greve nos transportes publicos, sugestoes para melhorar produtividade, etc.), assim como sao uma oportunidade de se transmitir e discutir as politicas da empresa. Cada gerente se torna um gerente de RH. Tem sido interessante colocar um tema do mes, em que uma parte das reunioes necessariamente trata deste assunto, por exemplo organizacao elimpeza no local de trabalho, foco no cliente, desperdicios, etc. O Bom Dia, Pessoal! tem uma agenda propria onde ficam registrados os fatos relevantes e pendencias. Os resultados mensais do Bom Dia, Pessoal! sao discutidos na equipedirigente e divulgados a empresa. E comum ocorrerem premiacoes e celebracoes de feitos relevantes alcancados por pessoas ou por equipes.

O Bom Dia, Pessoal! e um sistema simples, de baixo custo de implantacao e de operacao, que traz resultados expressivos. O sistema se integra a toda a estrategia de comunicacoes da empresa. Alguns cuidados sao fundamentais para o sucesso:

  • Os lideres devem ser treinados e estimulados para este papel decomunicador: nossa experienciamostra que a maioria das pessoas tem dificuldades serias para conduzir reunioes e falar em publico. Ha uma tecnologia simples e eficaz para conduzir reunioes, bem como para apoiar emocionalmente a superacao destes medos
  • Temas comportamentais de lideranca, equipe e comunicacao complementam as competencias necessarias para o Bom Dia, Pessoal!.
  • Deve haver um apoio de agendas e registros ( isto nao quer dizer burocracia!)
  • Todosos niveis devem participar do Bom Dia, Pessoal!todos os dias. O exemplo dos niveis dedirecao e fundamental ao sucesso. A qualidade da persistencia e basica.
  • O Bom Dia, Pessoal! busca reforcar as comunicacoes em dois sentidos: posturas autoritarias e centralizadoras devem ser flexibilizadas.
  • Todas as sugestoes geradas precisam de respostas a curto prazo.
  • Melhorias decorrentes do sistema deve ser reconhecidas, recompensadas e se possivel celebradas.



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Boog Whatsapp Boog