COMPETENCIAS EMOCIONAIS DO LIDER QUE FAZ A DIFERENCA!

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COMPETENCIAS EMOCIONAIS DO LIDER QUE FAZ A DIFERENCA!

Gustavo G. Boog

As pessoas podem obter do trabalho o que elas precisam e o que querem, ao mesmo tempo em que as empresas podem obter aquilo que mais desejam das pessoas. Empresas saudaveis sao nao apenas possiveis, mas tambem cruciais para permanecerem vivas e competitivas o Seculo XXI
Robert H. Rosen, Ph.D.

O que se espera dos lideres

Pessoas com inteligencia intelectual destacada, mas com dificuldades na area emocional, no convivio social e nos relacionamentos sao cada vez menos valorizadas no ambiente empresarial. Isto e especialmente critico para quem tem posicoes de lideranca, em qualquer nivel.

Os lideres nas organizacoes costumam ser muito bem preparados na area tecnica, com competencias bem definidas e desenvolvidas. Mas, na area de gestao de pessoas e equipes o quadro e diferente, pois a visao tradicional de que lidar com pessoas e uma funcao do Departamento de Recursos Humanos, que deve cuidar destes assuntos. So que a realidade da maioria das empresas ja nao e mais esta, pois todo lider deve tambem ser um gestor de pessoas e de equipes. Para exercer bem este papel, e preciso de competencias bem desenvolvidas.

As responsabilidades dos lideres

Os lideres tem multiplas responsabilidades, que podem ser sintetizadas em tres aspectos que se integram:

Atingir resultados
Lidar com pessoas e equipes
Estimular a inovacao

Para o exercicio bem sucedido neste papel, os lideres precisam de um conjunto de competencias, que podem ser classificadas em:

Tecnicas:correspondem ao dominio dos aspectos especificos de cada cargo, como por exemplo para a area de operacoes o conhecimento dos processos de producao, caracteristicas dos materiais e equipamentos, ou para a area financeira os demonstrativos contabeis, a legislacao, o fluxo de caixa


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