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AUTO-ESTIMA: A BASE PARA FAZER A DIFERENCA

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AUTO-ESTIMA:
A BASE PARA FAZER A DIFERENCA

Gustavo e Magdalena Boog

Auto-estima: nosso bem mais precioso

Sem auto-estima podemos ter tudo, um status de rei e nos sentirmos miseraveis. Podemos ocupar um alto posto na estrutura da empresa, mas sem auto-estima nos sentiremos mal e inadequados. A auto-estima e algo inerente aos profissionais que se destacam, que fazem a diferenca, e o que e mais importante: pode ser aprendida, desenvolvida e elevada a patamares mais altos.

A auto-estima e a opiniao que cada um tem de si mesmo, o quanto voce gosta de si mesmo, o resultado de tudo que acreditamos ser. E a consciencia que cada um tem de si, de seu valor pessoal. E acreditar, respeitar e confiar em si. E a maneira de se ver. E a fe em si mesmo. A auto-estima adequada funciona como o sistema imunologico da mente, como se fosse uma vacina, pois aumenta nossa resistencia, melhora nossas condicoes de lidar com os fracassos e proporciona recuperacao mais rapida, em caso de problemas

Para que precisamos de uma auto-estima elevada?
A minha maneira de me perceber e avaliar vai moldar minha vida. Se eu nao gostar de mim mesmo, como vou convencer os outros a gostarem de mim? Se achar que nao mereco o que conquistei, se me sinto usurpando uma posicao que acho que nao deveria ser minha, se me sinto um enganador, como vou desempenhar bem meus papeis? Como vou inspirar outros a desempenharem bem? Em nossa mente nao existem limites. Aquilo que se acredita ser verdade ou e verdade ou passa a ser verdade! Como disse Virgilio: Eles podem porque pensam que podem.

Quando nossa auto-estima esta rebaixada, acontecem coisas como:
Relacionamentos inadequados
Dependencia de relacoes destrutivas
Sofrimento que se manifesta em forma de angustia, disturbios no sono, sensacao de vazio, agressividade, irritacao, depressao e ate doencas

Quando nossa auto-estima esta positiva, acontecem coisas como:
Auto-aceitacao
Seguranca / Adequacao / Confianca que pode fazer o que quer
Felicidade
Tranquilidade
Abertura para aceitar desafios
Flexibilidade.

Os lideres e a auto-estima dos liderados
Quem tem papel de lideranca nas organizacoes, deve estar sempre atento a sua propria auto-estima, e tambem na forma com que lida com o seu pessoal. Os lideres, quando se relacionam com suas equipes, tem em maos o formidavel poder de construir (aos poucos) e destruir (instantaneamente) a auto-estima de seu pessoal. Esta e uma enorme responsabilidade, e falhas ao liderar se refletem direta e imediatamente nos resultados e no clima interno de sua area de atuacao. Um lider saudavel constroi a saude de sua equipe e da empresa como um todo.

Como os tipos reagem a auto-estima rebaixada?
Cada um dos tipos de atuacao que temos dentro de nos (rei guerreiro mago amante) reage de forma diferente quando tem sua auto-estima rebaixada (*):

GUERREIRO
-Impaciencia extrema com todas as situacoes
-Impaciencia com o ritmo do outro
-Medo de parecer fraco
-Medo de perder o controle
-Irritado com a rotina
-Medo de ser passado para tras.
MAGO
-Autocritica rigorosa
-Fica muito mal quando as coisas nao saem perfeitas
-Hipersensibilidade a critica/ irritabilidade
-Nao consegue lidar com sentimentos
-Desgosto de viver, pois nada tem graca.
REI
-Encara todas as criticas como ataques pessoais e fica dependente de relacoes doentias
-Fica com medo de perder o afeto
-Culpa os outros pelos proprios erros
-Fica na defensiva se algo sair errado
-Busca aprovacao por tudo que faz.
AMANTE
-Necessidade de agradar para se sentir amado
-Indecisao cronica por medo exagerado de nao agradar a todos
-Como nao consegue dizer nao, se sobrecarrega
-Busca aprovacao em tudo o que faz.

Como melhorar e desenvolver sua auto-estima
Auto-estima influencia tudo que fazemos, ja que e resultado do que acreditamos ser, por isso o autoconhecimento e de fundamental importancia neste caminho de desenvolvimento pessoal. Vem da filosofia grega a frase: Adora teus deuses, se preciso for, mas lembra que teu primeiro dever e conhecer a ti mesmo.

A busca de uma auto-estima mais elevada inclui acoes como:
Faca um plano pessoal de melhoria da auto-estima: liste o que voce quer melhorar, num plano realista e viavel
Procure (e aceite) a ajuda de outras pessoas, inclusive apoio profissional se for necessario. Hoje existem recursos para evitar os sofrimentos de uma auto-estima rebaixada.
Faca um diario para avaliar-se periodicamente
Lembre-se que voce nao e perfeito, mas sim que precisa amadurecer, crescer espiritual, emocional e mentalmente.

Lembretes uteis:
Seja o seu melhor amigo! Ame-se
Estabeleca metas que possa alcancar
Proponha mudancas por etapas
Diminua o grau de exigencia consigo mesmo
Aceite-se como voce e: seus pontos fortes e fracos,seus erros e acertos
Respeite seus limites: nossa qualidade de vida depende tambem de reconhecer, respeitar e honrar nossos limites. Ninguem precisa ser Super-Homem ou Mulher-Maravilha.
Reconheca e celebre suas realizacoes por pequenas que sejam

(*) Vide descricao dos quatro tipos no livro Relacionamentos, 2 edicao, de Gustavo e Magdalena Boog, Editora M.Books, 2004



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