R. Andréa Paulinetti, 274 - São Paulo-SP 11 5183-5187 11 5183-5096 11 983975531



AS FACES DO SUCESSO

Gostou? compartilhe!

Veja nossos artigos

AS FACES DO SUCESSO

Ha poucos dias estava apresentando a um grupo umdos principais requisitos para as empresas terem sucesso. Muitos fatores que constroem o ser bem sucedido estavam sendo detalhados e discutidos. Um dos participantes provocou uma animada e produtiva discussao, argumentando que havia muitas empresas bem sucedidas que tinham, por exemplo, estilos de lideranca autoritarios, que enfatizavam a hierarquia ao inves do trabalho em equipe e que tinham estruturas organizacionais que estimulavam a segmentacao ao inves da integracao. Isto tudo se confrontava e desafiava o que eu estava apresentando.

A conversa acalorada nos conduziu a constatacao de que tinhamos criterios diferentes para definir o sucesso das empresas.

- E claro que sucesso quer dizer faturamento, patrimonio, crescimento, posicao solida de mercado, geracao de lucro, dizia enfaticamente o participante.

- Concordo, dizia eu, mas temos que ampliar o nosso entendimento sobre o que significa sucesso, que tende a ser visto apenas na otica dos aspectos mais visiveis e palpaveis: lucro, patrimonio, visibilidade. Sem duvida esta e uma das faces do sucesso, mas nao e a unica!

A competencia de uma empresa pode ser definida como(*). Como se ve:

  • Competencia nao e dom divino. Todas as empresas podem (e devem) ser competentes e investir nisto. Competencia e fruto de um processo de desenvolvimento
  • A competencia deve ser mostrada continuamente. Nao adianta sermos competentes ocasionalmente
  • Os produtos e servicos devem encantar o cliente, criando um momento magico em que se cria um elo forte e duradouro com o cliente
  • A competencia e filha do conhecimento (saber fazer) com a motivacao (querer fazer)

Nao podemos confundir a busca do encantamento ao cliente, o fim, o objetivo, com os indicadores deste encantamento, que vamos agora chamar de as faces do sucesso

Para buscar, assegurar e reforcar esta competencia, este sucesso, tres faces se apresentam:

  • A busca de resultados de negocio = RESULTADOS
  • A criacao de um clima interno motivador ao desempenho = PESSOAS
  • A abertura para a inovacao e flexibilidade = INOVACAO

Estas tres faces, Resultados, Pessoas e Inovacao, quando tratadas de forma integrada, constituem-se no verdadeiro sucesso empresarial.


Resultadossao imprescindiveis para assegurar a sobrevivencia e crescimento da empresa. Tem um aspecto numerico, tangivel e mensuravel. Podem facilmente serem traduzidos em valores monetarios. Estao ligados a aspectos mais logicos, do mundo da razao, medido pelo QI Quociente Intelectual

Pessoasasseguram a saude da organizacao, base para resultados (podemos assegurar resultados continuos em organizacoes doentes?) . Estao ligados a aspectos tais como o preparo e treinamento, a motivacao, a dedicacao, o comprometimento, o sentido de equipe, as comunicacoes adequadas. Sao medidas pelo grau em que as expectativas individuais, setoriais e empresariais estao alinhadas, bem como pelo grau de satisfacao das pessoas que trabalham na empresa. Sao aspectos mais emocionais, ligados ao QE Quociente Emocional. Cabe lembrar que com um QE baixo o QI nao se manifesta!

Inovacaoe a face que assegura a longevidade da empresa, e a capacidade de re-inventar a empresa de tempos em tempos. O sentido de missao, valores, de ingressar com confianca em campos pouco conhecidos, a coragem de errar, a criatividade, o desapego do conhecido, da busca de significados. Esta dimensao se liga ao QS Quociente Espiritual, que da significado a cada acao e gera a indignacao santa que provoca as mudancas e transformacoes necessarias. Se o QE de alguma forma mede a adaptabilidade, o QS mede a forca de transformacao

Com esta ampliacao de visao, com a consciencia destas tres faces do sucesso, pudemos finalizar nossa discussao de forma adequada, produtiva e harmoniosa.



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Boog Whatsapp Boog