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Situacao 1: Nos outdoors de Sao Paulo ha uma propaganda de uma paradisiaca ilha encabecada com um titulo parecido com o acima. Nao tenho nenhuma duvida da afirmacao, mas me perguntei se nos podemos tambem ser felizes em nossas empresas ou em uma cidade como Sao Paulo. Para mim e muito triste poder ser feliz so numa ilha maravilhosa.

Situacao 2: Em entrevista na Radio Eldorado, Cesar Souza, Coordenador Tecnico do Congresso Nacional de RH, disse com muita propriedade que o diferencial competitivo das empresas hoje esta nas pessoas e nas equipes, muito mais que na tecnologia ou nos recursos materiais ou financeiros.

Situacao 3: Carlos Arruda, da Fundacao Dom Cabral, em recente artigo do jornal O Estado de Sao Paulo, refere-se ao World Competitiveness Yearbook 2002, que destaca que os paises que tem priorizado sistematicamente a educacao, o desenvolvimento cientifico e tecnologico, e o desenvolvimento de suas empresas tem posicao elevada no ranking de competitividade mundial. A estrategia competitiva para o seculo 21 devera se basear principalmente nestes itens.

Situacao 4: John Schermerhorn, PhD, professor catedratico de Administracao da Ohio University, diz na revista Viver Parmalat que para uma empresa alcancar seus objetivos e se diferenciar no Mercado, e imprescindivel investir e valorizar o potencial humano. Ao final do dia voce deve apostar em pessoas, nao em estrategias: a definicao de boas estrategias e apenas parte do desafio, pois a implementacao sera a parte critica: nesse caso o fator humano e importantissimo. Continua o Prof. Schermerhorn: qualquer instituicao, visando lucros ou nao, deve contribuir positivamente com a comunidade e o seu continuo desenvolvimento. Se uma empresa nao estiver disposta a investir nas pessoas, estara sempre lutando para se manter no mercado, no prazo maximo de um ano. Quando esta contribuicao maior esta clara, estabelece-se o compromisso e motivacao de todos. Os lideres, quando atuam positivamente, abracam emocionalmente as pessoas com quem trabalham, nelas confiando. Esse lider transmite um entusiasmo contagiante pelo seu trabalho e isso acaba atraindo seguidores para os mesmos compromissos. Ele cita Peter Drucker, para quem as caracteristicas do lider sao:

  • Estabelecer um sentido para a missao da empresa
  • Aceitar a lideranca como uma responsabilidade e nao como um posto
  • Ganhar e manter a confianca dos outros

Neste nosso turbulento ambiente empresarial, deixar de investir em pessoas, ficar paralisado a espera de definicoes representa um grave retrocesso para os resultados de negocio. Agora e a hora de:

  • Atualizar as estrategias da empresa
  • Mobilizar as motivacoes e os potenciais de cada pessoa
  • Treinar os lideres a serem assertivos, flexiveis e pro-ativos
  • Incentivar a busca de altos desempenhos no trabalho em equipe
  • Buscar a transparencia nas comunicacoes
  • Ensinar as pessoas a lidarem com as crises e com o stress delas resultante

Estas acoes representam investimentos no capital humano, o alicerce da atuacao continua bem sucedida das empresas. Este foco da sentido as quatro situacoes relatadas no inicio deste texto, pois a competencia e o poder pessoal sao a chave para carreiras profissionais e empresariais que fazem a diferenca. Todos os profissionais que tem posicoes de lideranca nas empresas tem a indelegavel e sempre presente responsabilidade de dar significado ao trabalho individual e em equipe, construindo um local onde as pessoas possam ser felizes, e com isto construir, manter e desenvolver este sutil, estrategico e imprescindivel capital humano.



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