A LIDERANCA QUE FAZ A DIFERENCA!

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A LIDERANCA QUE FAZ A DIFERENCA!

Gustavo G. Boog

Fazer a diferenca tem muitos significados, mas o mais importante e o desuperar as expectativas das pessoascom as quais nos relacionamos, quer sejam nossos lideres, liderados, clientes, fornecedores ou colegas. Identificar alguem que faz a diferenca e facil, direto e instantaneo: nossos sensores se ligam e se conectam imediatamente a quem quer fazer a diferenca. Quanto tempo leva para se perceber se um vendedor, um atendente de call center ou um supervisor quer fazer a diferenca?

Cada um de nos pode fazer a diferenca. Esta e uma opcao pessoal, sempre disponivel; quer se aceite ou nao esta opcao, arca-se com as consequencias da decisao.

Fazer uma tarefa com amor e o segredo de fazer a diferenca. O amor e muito mais que sentimentos, que e a associacao imediata que fazemos: amor e comportamento e se liga diretamente a fazer a diferenca, que e superar expectativas, criar encantamento, ser pro-ativo, colocar-se no lugar do interlocutor e perceber suas necessidades, agir para atender a isto e se possivel superar.

O lider que faz a diferenca nao fica esperando: ele age! E qualquer pessoa pode ser este lider, independendo de educacao, de cargo ou posicao social. Nao e preciso que tenhamos doutorado em alguma universidade de renome ou que ocupemos um cargo na alta hierarquia.

O lider que faz a diferencaatinge resultados com pessoas e com inovacao. Resultados sao fundamentais para a existencia e o desenvolvimento de qualquer organizacao. Alias, os clientes esperam sempre por resultados (e nao por promessas). Clientes nao querem explicacoes, querem resultados. Se estes nao vierem, buscam alternativas. Os resultados vem da atuacao das pessoas, que sao orientadas pelos lideres. E a inovacao e fundamental, pois as necessidades dos clientes sao mutaveis e e preciso nao so acompanhar, mas, se possivel, antecipar-se.

O lider pode usar seupoderou suaautoridadepara exercer seu papel. James Hunter, autor do O monge e o executivo, definepodercomo a faculdade de forcar ou coagir alguem a fazer sua vontade, por causa de sua posicao ou forca, mesmo que a pessoa preferisse nao fazer;autoridadee definida como a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que voce quer por causa de sua influencia pessoal. Como se ve, para atingir resultados com pessoas e com inovacao, os lideres sao chamados primordialmente a exercerem sua autoridade, o que implica em ajustar o estilo de liderar as demandas de cada situacao, em especial as necessidades de cada pessoa de sua equipe.

Voce e um lider que faz a diferenca?

Responda aos itens abaixo e tire suas conclusoes:

- Voce e sua equipe usualmente superam as expectativas?
- Como voce mobiliza sua equipe para o foco em resultados?
- Como e o seu foco para a gestao de pessoas e equipes?
- Como voce mobiliza sua equipe para o foco em inovacao e flexibilidade?
- Voce usa mais o poder ou a autoridade na conducao dos seus liderados?
- Seu estilo de lideranca e flexivel e se ajusta as necessidades de cada pessoa e situacao?



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