A CAPACIDADE DE RESILIENCIA

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A CAPACIDADE DE RESILIENCIA

(como voce esta lidando com seus problemas?)

Helio Machado e Gustavo G. Boog (*)

Que sentimentos voce nutre pelo seu superior imediato quando ele adota com voce praticas de lideranca com as quais nao concorda? Como voce tem suportado o nivel de pressao de trabalho, tao comum nos dias de hoje? E as mudancas? Voce tem conseguido encara-las como um fato do mundo moderno, ou tem tentado descobrir forma de controlar tudo que acontece a sua volta?

Esses fenomenos acima sao para algumas pessoas exemplos de adversidades com as quais tem dificuldade de lidar. Para outros, nem tanto, embora ate possam os perceber como dissabores e contrariedades a interesses pessoais.

A resiliencia nos ajuda a lidar com ambientes de trabalho em processo de intensas de mudancas; a lidar com pressoes exageradas no trabalho; a lidar com perfis de superiores imediatos autoritarios; a lidar com conflitos de interesses entre as diversas areas funcionais da organizacao; a lidar com subordinados dificeis; a lidar com partes interessadas sobre as quais nao temos poder de mando; a lidar com obrigacoes profissionais com as quais nao nos identificamos, etc, etc, etc

Reflita sobre quanto mexeu com voce o ultimo problema serio que voce viveu: causando-lhe desgastes emocionais significativos; rondando seus pensamentos por longo tempo; alterando o seu comportamento para consigo mesmo ou para com outras pessoas, e assim por diante. Numa escala de 1 a 9, sendo 1 o valor de menor intensidade e 9 o de maior intensidade, avalie e pontue a situacao.

Proceda de forma identica e avalie tambem o penultimo e o antepenultimo problemas .

Se a media das avaliacoes for igual ou menor que 4, parabens, voce demonstra estar sendo capaz de suportar e superar bem as adversidades da vida. Voce esta se mostrando uma pessoa resiliente. Se as avaliacoes forem iguais ou superiores a 5, pare e reflita sobre o como a maneira que voce esta lidando com seus problemas esta afetando sua qualidade de vida .

Problemas e adversidades ocorrem em todas areas de nossas vidas, familiar, social e profissional e ate mesmo existencial. Sao acontecimentos que nos afetam psicologicamente, sejam eles de baixo ou alto impacto, de pouca frequencia ou recorrentes. Sao fenomenos naturais que se por um lado nao podemos controlar suas causas, sua solucao depende integralmente da forma como os percebemos e do como com eles lidamos.

Como quaisquer outras pessoas, pessoas resilientes sao tambem afetadas pelas adversidades . Entretanto , nao se alimentam delas para viver, ao contrario, fazem delas trampolins para o seu crescimento pessoal e para alcancar novos estagios de felicidade e bem estar com a vida.

Pessoas resilientes sao pessoas que lidam com problemas com positividade e com energia para dar a volta por cima. Nao sao pessoas melhores nem piores que as demais, mas simplesmente acreditam em si proprias e preferem concentrar sua vida na metade cheia do copo. Nao vivem em estado defensivo como querendo controlar a ocorrencia dos fatos e das situacoes dificeis por que passam, nem tampouco fingem nao perceber que elas existem, mas simplesmente as encaram de frente quanto estas aparecem e as resolvem com a prontidao necessaria.

Sao pessoas que apontam seu farol interior sempre para frente, a procura de novos desafios, descobertas e novas oportunidades de manterem-se felizes em sua caminhada. Do passado, aproveitam tudo sim, mas apenas como boas lembrancas e como experiencias que lhes impulsionam a seguirem em frente.

Veem as pedras em seu caminho do tamanho que realmente sao, e nao aumentadas como muitas vezes as lentes de nossa imaginacao costumam nos apresentar. Concentram sua atencao no que tem de ser feito para superar o que lhes aflige, sem ficarem remoendo as consequencias daquilo que estao vivendo.

Procuram nao se fazer de vitimas, evitando aumentar o tamanho do problema e a tendencia de imaginar que as adversidades da vida so acontecem com elas.

Usam bem sua razao para delinear solucoes concretas e eficazes; exercitam sua intuicao para encontrar solucoes novas, quando a razao porventura nao lhes mostra o caminho; e agem, agem sempre e sem esperar que o acaso resolva os problemas por elas.

Veja o que a American Psychological Association sugere que facamos para aumentar nossa resiliencia:

1. Estreitar os lacos afetivos: individuos resilientes tem uma otima relacao com a familia e com os amigos. Saber onde buscar ajuda e amparar quem precisa e uma das maneiras de desenvolver essa competencia. Ser religioso ou participar de organizacoes sociais tambem ajuda.

2. Evitar encarar as crises como problemas sem solucao: nao se pode evitar que situacoes traumaticas acontecam, mas podemos mudar a forma de interpretar esses traumas e responder a eles.

3. Aceitar que a mudanca faz parte da vida: entender que algumas circunstancias simplesmente nao mudam pode ajudar-nos a focar aquilo que pode ser modificado.

4. Perseguir nossos objetivos: fazer planos e metas que nos ajudem a alcancar nossos sonhos.

5. Tomar decisoes praticas: nao ficar parado diante dos problemas e nem achar que eles desaparecem da noite para o dia.

6. Aproveitar as oportunidades de auto-conhecimento: sempre se pode aprender com as situacoes dolorosas. Muitas pessoas transformam suas vidas e carreiras depois de tragedias.

7. Ter uma visao positiva de si mesmo: confiar na sua capacidade e nos seus instintos para resolver problemas.

8. Ter foco no amanha: mesmo quando se estiver passando por um momento dificil, manter perspectivas de longo prazo.

9. A Esperanca e a ultima que morre: tentar visualizar o que se quer, mais do que se preocupar com o que se teme.

10. Cuidar de si mesmo: prestar atencao nos seus sentimentos e necessidades. Fazer atividades prazerosas e relaxantes para manter a mente e o corpo saos, para as horas em que se precisara ser resiliente.

Torne-se mais feliz. Invista no desenvolvimento de sua capacidade de resiliencia!

(*) Helio Machado e Diretor Presidente da MASTER, tem sua carreira pautada em atividades de Diagnostico, Treinamento e Desenvolvimento Gerencial. Fone (21) 3325-8452, e-mail



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