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7 PASSOS PARA SE LIVAR DO STRESSE NO TRABALHO

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1 Conheca a si mesmo, as pessoas e o lugar ao seu redor

Um lugar agradavel, bem organizado, limpo e acolhedor pode criar um clima de maior serenidade para lidar com os desafios do dia-a-dia. Mas assim como o lugar fisico deve estar arrumado, devemos nos conhecer e as pessoas ao redor para reduzir o stress, que se manifesta nos relacionamentos. No livroRELACIONAMENTOSque escrevi, nos definimos quatro tipos basicos de jeitos de ser: o rei, guerreiro, mago e amante. Cada qual tem potenciais e desafios a superar, e conhecer esses tipos que habitam dentro de nos amenizam muito situacoes estressantes.

2 Mantenha boas relacoes com as pessoas ao seu redor-

Cada pessoa, ao se relacionar com as outras, manifesta sua forma de atuar. Os tipos rei sempre estao a busca de novidades, nao gostam de detalhes, adoram comecar coisas novas e tem dificuldade de concluir o que comecaram; os guerreiros sao os realizadores, os fazedores, vao direto ao ponto, mas sao impacientes e nao suportam lentidao nos outros; os magos gostam de tudo estruturado e organizado, nao gostam de improvisacao e tem dificuldades com os defeitos dos outros (e dos proprios); os tipos amante sao agradaveis, ouvem, trabalham bem em equipe, querem ver todos bem, mas odeiam ter que dar uma posicao clara e sair de cima do muro. O que e importante e reconhecer que cada pessoa e diferente das demais, e que isso nao e errado, e so diferente.

3 Saiba onde quer chegar estabeleca metas-

Quem tem um plano de acao, sabe onde quer chegar, tem um mapa que a orientara nos caminhos. Compare como e seu estado de espirito quando voce esta percorrendo um bairro que nao conhece, quando e tem um mapa ou quando nao tem nenhum referencial.

4 Estabeleca prioridades uma coisa de cada vez-

Ter e manter um foco e saber estabelecer prioridades. Um grande fator estressante e querer fazer mais do que damos conta. Na realidade, nas empresas somos muitas vezes levados a isso, somos enganchados em desafios impossiveis de realizar. Mas se sabemos que temos que fazer primeiro o que e importante e urgente, depois os urgente, e assim por diante, temos uma melhor utilizacao de nossas energias. Mas estabelecer prioridades implica tambem em dizer nao a muitas solicitacoes que fazemos a nos mesmos ou que os outros fazem de nos

5 Desamarre a tromba (alto astral)

O bom humor e fundamental. Quando estamos mais serenos e relaxados nos sorrimos, nos vemos a vida com mais alegria; pelo contrario, o mau humor e irmao gemeo do stress. E ninguem quer ficar ao lado de gente mau humorada, e as pessoas adoram um sorriso.

6 -Reconheca que as situacoes estressantes estarao ai sempre. A diferenca esta em como eu lido com isso-

Nao tem como escapar do stress. Nessas horas e importante manter a cabeca fria, tomar as decisoes de forma a equilibrar o racional com o emocional. Para uma boa decisao e preciso estar sereno. Existem inumeras tecnicas de relaxamento, os orientais sao mestres nisso. No minimo, se nao puder fazer outra coisa para relaxar, inspire profundamente algumas vezes e va soltando o ar devagarinho. Isso ajuda a controlar o stress.

7 -Aperte o Eject (nao levar nada do trabalho para a vida pessoal)

Nos dias de hoje, com celulares e e-mails somos alcancados a qualquer hora e em qualquer lugar. E e preciso estabelecer e honrar limites saudaveis. As pessoas trabalham 10, 12 e 14 horas por dia, e alem disso, ainda participar de um conference call as 23 horas nao parece nada saudavel. Nao deixe chegar o ponto em que voc6e seja obrigado a parar pois ficou doente. Meu amigo Dr. Ricardo de Marchi diz com razao: Quando temos saude, temos muitos projetos. Quando ficamos doentes so temos um.



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